Gestão das Emoções

Aprenda a gerir suas emoções e transforme sua vida....

Hoje vamos abordar um tema importante e relevante: a gestão das emoções. Quantas vezes você já ouviu alguém dizer que você faz uma lavagem cerebral nas pessoas? Pois é, eu também já ouvi isso. Mas ao tentar tirar uma onda, descobri que existem toxinas no meu cérebro que precisam ser eliminadas.

Você já parou para pensar que é possível se livrar dos seus medos e bloqueios, se assim desejar? É verdade! Para superar essas barreiras, é necessário compreender um novo processo na mente, chamado de gestão de emoções. É preciso aprender a gerir as nossas emoções.

É importante entender a diferença entre sentimentos e emoções. Enquanto o sentimento é a interpretação do mundo real, a emoção é a saída desse sentimento. Em outras palavras, o sentimento é a entrada, a interpretação do que acontece ao nosso redor, enquanto a emoção é a resposta que damos a esse sentimento.

A realidade do mundo não muda com o passar do tempo, tudo o que é físico é natural. A água, os rios, a terra, os animais, tudo faz parte do mundo real e é natural. Se você tem uma vaca bem gorda, por exemplo, isso significa que há muita fartura. Tudo que você deseja criar deve estar alinhado a processos naturais, mas lembre-se de que você pode mudar a sua perspectiva sobre as coisas.

Imagine que alguém te dê um tapa no rosto. O que você faz? Cada pessoa reage de maneira diferente, dependendo da forma como interpreta a situação. Muitas vezes, interpretamos a realidade de forma artificial. A partir de hoje, alinhe seus sentimentos com o mundo real e alcance um grau de maturidade que permita enxergar apenas o que é real.

Você já teve um amigo que sempre precisava de dinheiro? Em vez de dar dinheiro a essa pessoa, compre um livro e peça para ela realizar algumas tarefas relacionadas à leitura. Zero pessoas preferem ler um livro, pois preferem depender de pessoas como você. Enquanto houver capim no mundo, nunca faltará trabalho e oportunidades.

Para prosperar, é necessário mudar a mentalidade. Não permita que ninguém engane seus sentimentos. Lembre-se de que você não verá um passarinho plantando, pois ele se aproveita do que outros plantaram. Da mesma forma, existem pessoas ao seu redor que agem dessa maneira.

Aqui estão algumas dicas fundamentais para adquirir a gestão das suas emoções:

  1. Autoconhecimento: Dedique tempo para se conhecer profundamente, identificando suas emoções, gatilhos e padrões de pensamento. Esteja consciente de suas forças e fraquezas emocionais.
  2. Aceitação: Aceite suas emoções como parte natural da experiência humana. Não julgue nem reprima seus sentimentos, mas aprenda a lidar com eles de maneira saudável.
  3. Responsabilidade emocional: Reconheça que você é o único responsável por suas emoções e como reage a elas. Assuma o controle de sua resposta emocional e evite culpar os outros pelas suas emoções.
  4. Mindfulness: Pratique a atenção plena, esteja presente no momento atual e observe suas emoções sem julgamento. Aprenda a reconhecer e aceitar suas emoções, sem se deixar levar por elas.
  5. Equilíbrio emocional: Busque equilíbrio entre suas emoções, evitando extremos. Procure encontrar o ponto de equilíbrio entre expressar suas emoções de forma saudável e não permitir que elas o dominem.
  6. Comunicação assertiva: Desenvolva habilidades de comunicação eficaz para expressar suas emoções de maneira clara e respeitosa. Aprenda a expressar suas necessidades emocionais sem agressividade nem passividade.
  7. Gerenciamento do estresse: Aprenda técnicas de gerenciamento do estresse, como respiração profunda, meditação, exercícios físicos e hobbies relaxantes. Identifique estratégias que funcionem para você e as aplique regularmente.
  8. Pensamento positivo: Cultive uma mentalidade positiva, focando no que é bom em sua vida e nas soluções em vez de se concentrar nos problemas. Treine seu cérebro para encontrar o lado positivo das situações e desafios.
  9. Autocuidado: Priorize o autocuidado físico, mental e emocional. Reserve tempo para atividades que lhe tragam prazer, relaxamento e rejuvenescimento. Isso inclui ter uma boa qualidade de sono, uma alimentação saudável e relacionamentos positivos.
  10. Desenvolvimento pessoal: Invista em seu desenvolvimento pessoal, busque conhecimento sobre inteligência emocional, leia livros inspiradores, participe de workshops ou cursos relacionados à gestão das emoções. Esteja sempre aberto ao aprendizado e ao crescimento emocional.

Lembre-se de que a gestão das emoções é um processo contínuo e pessoal. Leva tempo, prática e autodisciplina para dominá-la. Seja gentil consigo mesmo durante essa jornada e esteja aberto a ajustes e melhorias ao longo do caminho.

Compartilhe agora:

Leia mais

Quer receber mais conteúdos?
Cadastre-se e receba antes de todo mundo!

Mais de 5 milhões de pessoas assistem os vídeos e acompanham os conteúdos de Pablo Marçal nas redes sociais todos os meses, ele se consolidou como uma autoridade na internet.

Pablo Marçal 2023 | Todos os direitos reservados