Não existe gestão do tempo – Parte 2

Os 3 vilões do domínio no tempo Para dominar no tempo, você precisa resolver 3 importantes comportamentos em sua vida. A procrastinação, a preocupação e o stress. Quem anda procrastinando, preocupado....

Os 3 vilões do domínio no tempo

 

Para dominar no tempo, você precisa resolver 3 importantes comportamentos em sua vida. A procrastinação, a preocupação e o stress. Quem anda procrastinando, preocupado ou estressado, não domina no tempo!

A procrastinação é a ladra da sua alma. A sua alma sabe quem você é, nasceu para governar sobre seu corpo e sobre tudo o que há na Terra. Mas você procrastina trocando todas as coisas por recompensas imediatas. 

A preocupação é a má gestão da imaginação. Você gasta energia focando na pior hipótese de algo que ainda nem aconteceu e talvez nem aconteça. Qual o sentido disto? Se for para mentalizar algo, invista na construção do melhor cenário e não o contrário.

stress é a má gestão das emoções, ou seja, você não está usando as emoções de forma devida e isso irá voltar contra você. Ao captar uma energia ruim e antes que ela se transforme em um sentimento nocivo, é preciso convertê-la em sua mente e então canalizá-la para o que você realmente deseja. Aprenda a converter um sentimento indesejado em uma emoção intencional. Dessa forma, você não prejudicará seu corpo descarregando nele todas as toxinas produzidas pelo stress.

 

Descarregue seu cérebro

 

Esses três pilares são vilões que irão acabar com seu domínio no tempo. Se eu descarregar tudo o que está ocupando espaço no meu cérebro, ficarei em paz. Quando capturo algo, há coisas que eu não preciso fazer e outras que posso delegar. Seu cérebro é como uma filmadora que está filmando tudo em que existe um cartão de memória. Caso a memória esteja cheia, seu cérebro não conseguirá processar mais nada, irá travar e vai ficar procrastinando. Por isso, é tão importante descarregar o cérebro. Não tem como só com instrução fazer gestão no tempo. Você só vai dominar no tempo se seu cérebro estiver sendo produtivo, e um cérebro sobrecarregado não produz. Olhe para tudo o que não faz sentido em seu “cartão de memória”. Então, coloque tudo para fora, como em um HD externo, escreva num papel ou no celular, mas extraia de sua mente. Se você quer resolver várias coisas, não as resolva na sua cabeça. Além disso,  coloque prazo, pois tudo precisa ser específico, ter data para acabar e prioridade de 0 a 10.  Quando você esvazia sua mente trazendo tudo à existência, o seu cérebro não  usará momentos menos propícios como a hora em que vai dormir,  para te lembrar do que você esqueceu de fazer. Portanto, a primeira providência para não se estressar, se preocupar ou procrastinar é descarregar seu cérebro. 

Crie o hábito de anotar tudo, delegar aquilo que não deverá ser executado por você, priorizar o que é mais importante, colocar data para acabar, cobrar e validar. Tudo o que for anotado deverá ter um segundo passo: ou pausar, ou cancelar, ou ainda iniciar. E quando iniciar, gaste sua energia para terminar o mais rápido possível. Se você quiser economizar energia, delegue. Nos momentos em que quiser fazer algo um milhão de vezes, faça. Mas se quiser fazer só mil, treine alguém e entregue o bastão. 

Aprenda a delegar. Eu te pergunto, por exemplo: você ganha dinheiro no WhatsApp? Você não ganha dinheiro no WhatsApp e faz a gestão de sua empresa ao mesmo tempo. Se você ganhasse dinheiro, certamente pagaria um salário mínimo para alguém responder seu WhatsApp, mesmo que não o fizesse como você, porque precisa escalar. A mesma coisa com suas redes sociais. No início tudo bem você ser o seu próprio social media, mas se você está crescendo, é exponencial, está criando escala e margem, isso faz muito sentido, senão, você não sai da rasura. Você precisa ir para as profundezas e para isso, precisa delegar. Na época em que fiz meus primeiros lançamentos, era apenas eu e um assistente. Depois aumentei a equipe para 3 pessoas. E à medida que foi crescendo, o número de pessoas envolvidas foi aumentando. Quando fui fazer um de múltiplos oito dígitos, éramos mais de 200 pessoas. Se eu não delegasse, eu conseguiria fazer um lançamento deste tamanho? Absolutamente não.

Algumas coisas eu preciso cancelar, outras pausar e outras ainda vou iniciar. E mais importante do que iniciar, é concluir. Quando você termina, acontece algo poderoso, você ganha um pouco da cura que precisava e continua avançando. O problema é ficar com várias frentes abertas, pois isso vai te deixar maluco.

Quando você delegar algo, já valide com a pessoa se está confortável para ela devolver até a data estabelecida. Quando vencer a data, se não receber nada em seu e-mail ou de outra forma, alinhe com a pessoa uma nova data e pergunte por que ela não cumpriu o combinado. Muitas pessoas gostam de mandar fazer, mas não sabem cobrar.

O problema da maioria está na recompensa imediata. Trocar o que é de médio e longo prazo pelo que é imediato. Um exemplo disto é o adultério. Pessoas trocam suas famílias por um momento de prazer imediato. Toda recompensa imediata vai custar muito caro.  

 

Diga não

 

É fundamental aprender a dizer não. Um dos maiores problemas de domínio no tempo é não saber dizer não. É libertador quando você é livre para falar o que quer. Se você é alguém que sabe dizer não, está dizendo sim para o seu propósito. Não faça parte da agenda de ninguém. Um bom não produz maturidade para quem está falando e para quem está ouvindo. Se para tudo o que te pedem você fala sim, você é um escravo e não tem domínio no tempo. Quando o não sai da sua boca com frequência, você vai avançar.

Para as pessoas que querem te humilhar, te exaltar, te elogiar sem parar e te criticar, você tem que dizer não! Eu não quero ouvir. Quando alguém quer me dar um feedback, eu olho e penso: quem é essa pessoa para me dar um feedback? Eu não a contratei, ela não tem resultado, ela está cheia de toxinas. Então, eu digo que não quero receber o feedback. Se você acredita que todo feedback é bem-vindo, pense se o feedback do diabo, da sua tia solteira sobre casamentos, da sua amiga que queria roubar seu namorado, ou de quem sente inveja de você, são bem-vindos. Fale não para tudo o que não fizer sentido. 

Economize energia para o que faz sentido. Há um princípio do economista italiano Pareto, chamado 80/20 que diz que 80% dos seus resultados são frutos de 20% de sua energia. A maioria das pessoas gasta 80% da energia para produzir 20% dos resultados, ou seja, gastam tudo o que têm, em troco de nada. Invista no mais difícil, 20% de esforço para aprender e depois é só apertar o play. Quanto maior assertividade na energia empregada, maior o retorno e melhor o seu domínio no tempo.

General, você tem sido assertivo no que tem gastado energia?

E na última parte desta série, vou te apresentar um tripé para você dominar no tempo de uma vez por todas!

Abraço,

Pablo Marçal.

Compartilhe agora:

Leia mais

Quer receber mais conteúdos?
Cadastre-se e receba antes de todo mundo!

Mais de 5 milhões de pessoas assistem os vídeos e acompanham os conteúdos de Pablo Marçal nas redes sociais todos os meses, ele se consolidou como uma autoridade na internet.

Pablo Marçal 2023 | Todos os direitos reservados