Corrigindo sua rota

Você gosta de ser corrigido? Tá mais que na hora de você buscar isso. Ajuste sua rota em mais esse artigo do Titi. Tempo de leitura estimado: 04min04s Você anda....

Você gosta de ser corrigido? Tá mais que na hora de você buscar isso. Ajuste sua rota em mais esse artigo do Titi.

Tempo de leitura estimado: 04min04s

Você anda com gente que te corrige? Se não anda, tem alguma coisa errada. É bom que tenha gente te corrigindo para seguir na sua rota. Esse aí é um código que você vai pegar.

Ninguém gosta de ser corrigido. Isso é coisa do nosso cérebro mimizento. Por mais que alguém se ache bom, ninguém é bom em tudo. Então, lembre-se que você pode sempre aprender com quem sabe mais. Eu carrego isso comigo, sou um caçador de códigos e quero sempre aprender.

Por que você deve gostar de correção? Quando ela acontece é motivo de tristeza, só que ela produz fruto de justiça para quem a exerce.

 

Como escolher meus mentores?

Eu sugiro que você tenha alguém que te corrige, entende? É poderoso ter mentores na sua vida, pessoas que estejam próximas a você. E, de preferência, um em cada área da sua vida.

Se sua mentalidade está longe das pessoas que estão ao seu redor, você pode escolher mentores para acompanhar pela internet, nas redes sociais. Pode também ler livros dessa pessoa.

Como escolher os mentores? Vamos pegar o exemplo do homem mais sábio e rico que já existiu na história: Salomão, ou Jedidias. O que ele fez? Primeiro, ele descobriu os homens mais sábios das doze tribos de Israel para aprender com eles. Depois, quando ele viu que funcionou, arrumou outros doze, ou seja, juntou vinte e quatro mentores.

Ele chamou gente que sabia de arte, de música, de saúde e de várias outras áreas. Assim, os mais sábios da tribo ensinavam Salomão. O que Salomão se tornou? O homem mais sábio da Terra.

 

Sabedoria ou cérebro?

Muitas pessoas ainda não entendem o que é ter um mentor. Alguns acham que é ter uma pessoa que sabe tudo e que vai dar a direção para todas as coisas na vida dela.

Se você não entender o que é um mentor acaba arrumando um líder religioso: um pastor ou um guru, por exemplo.

Nada contra os pastores ou líderes religiosos, certo? Por um triz eu ia virar pastor, só para você saber. Mas qual é o problema desse tipo de mentor? É uma pessoa que entende de apenas uma área para tocar sua vida inteira, só isso.

Não é sobre a linguagem, mas é sobre ter um mentor que não entende do que você está fazendo. Você chega no seu líder religioso e fala que pretende tomar uma determinada direção na sua empresa. Então, o cara vai querer te orientar com base na visão dele.

Ele pode dizer “você vai ter prejuízo e Deus não está nisso”. Faz sentido? Para ser mentor na área empresarial, tem que ser alguém entende de empresa. Esse é o detalhe. Longe de crítica, só que é bom que você tenha bons conselheiros em todas as áreas.

 

Sabedoria é fazer

Antes de Salomão pedir sabedoria para ele, Davi o ensinou. Ele disse: “Filho, quando você chegar diante de Deus, peça isso para ele.” Deus até ficou surpreso de Salomão ter pedido apenas aquilo.

Mas quem pensa que Salomão, com oito anos de idade, pediu sabedoria e Deus foi lá e falou assim: “Abre a mão aí, vou te dar!”. Não foi desse jeito. Deus deu uma coisa para Salomão: acesso. O acesso é um login e uma senha para você entrar em algum lugar. Só que se você não quiser fazer o que deve ser feito e praticar, não vai dar em nada.

Repita essas palavras em voz alta: sabedoria é acesso, não é conteúdo. Procure lembrar-se disso sempre. O que mais tem na internet hoje é conteúdo, conhecimento. Mas por que as pessoas desta geração estão mais “burras”? Porque não fazem o acesso e não praticam.

Por isso, só prospera quem pratica e quem busca aprender sempre, ou seja, quem ama a correção. Esse momento é bem difícil e, como já te disse, ninguém gosta. E não importa se você vai continuar não gostando, apenas pratique o que faz sentido. E qual vai ser o resultado ? Frutos de justiça!

Você pode me considerar o seu mentor. Se puder ter alguém que esteja próximo a você, seus resultados serão ainda melhores. Avalie seu mentor, antes de tudo, pelos princípios e valores.

Anote aí a tarefa:

avalie cada uma dessas áreas da sua vida com uma nota de 1 a 10  (propósito, relacionamentos, pessoal e profissional). Escolha um mentor para te orientar na área de menor nota, estabeleça com ele um alvo definido e uma data para alcançar esse alvo.

Compartilhe agora:

Leia mais

Quer receber mais conteúdos?
Cadastre-se e receba antes de todo mundo!

Mais de 5 milhões de pessoas assistem os vídeos e acompanham os conteúdos de Pablo Marçal nas redes sociais todos os meses, ele se consolidou como uma autoridade na internet.

Pablo Marçal 2023 | Todos os direitos reservados