Não existe gestão do tempo – Parte 3

Tripé do domínio no tempo – Capturar, organizar e executar! Pense numa situação em que sua casa está toda bagunçada e você vai receber uma visita. Você captura tudo o que....

Tripé do domínio no tempo – Capturar, organizar e executar!

 

Pense numa situação em que sua casa está toda bagunçada e você vai receber uma visita. Você captura tudo o que está espalhado pela casa e concentra no mesmo quarto. Recebe a visita e assim que ela vai embora, você organiza cada item em seu devido lugar. Você funciona como um radar, quando vê algo, captura. Depois você precisa colocar em ordem e finalmente, executar. Preste atenção neste dado: todos capturam, apenas metade organiza e somente uns 25% das pessoas, executam. Que tipo de pessoa é você?

Uma sugestão que te dou é criar um grupo no WhatsApp somente com você e assim que surgir uma ideia, capture-a por áudio, assim seu cérebro andará sempre limpo e você se sentirá em paz. Neste mundo de bombardeio de informação, com uma quantidade absurda de conteúdo, é essencial se sentir em paz. Por isso, seja rápido! Quando capturar a ideia, anote! Capturar é anotar. Agora você precisa organizar, colocar na pasta certa! Financeiro, família etc. E por fim, executar. Na etapa de execução é necessário estabelecer prioridade e prazo para conclusão. Somente dessa forma você consegue eliminar as tarefas e dominar no tempo.

 

Neste processo, sempre haverá uma recompensa imediata tentando tirar o seu foco do alvo correto. Mas você é o comandante de suas ações e, se estiver no comando delas, saberá eleger o que precisa ser feito em primeiro lugar, para depois desfrutar das recompensas e não o contrário. Quando você age dessa forma, você não conhece o monstro do prazo, que passa todo o tempo escondido, até ser estourado e surgir grandioso para te prejudicar. Se você tem medo de prazo, você se torna amigo da recompensa imediata que irá te ferrar no médio e longo prazo e ao invés de estar no comando de sua vida, você acabará sendo somente mais um escravo.

 

Tipos de atividades

 

Há alguns tipos de atividades que você precisa saber identificá-las.

A primeira é a rotina. Aquela que se repete todos os dias, ou todas as semanas, como tomar banho, almoçar, escovar os dentes. A rotina precisa ser leve para a vida ser considerada boa e ter mudanças para que o seu cérebro não envelheça.

Outro tipo de atividade são as tarefas. Elas devem ser pontuais, envolver uma pessoa e de baixa complexidade.

Os projetos são atividades mais relevantes que envolvem duas ou mais pessoas e são de média ou alta complexidade.

E por fim, há o estacionamento. Nessa etapa, você não necessita estipular um prazo e pode conter atividades de diversas complexidades adequadas à sua realidade. O objetivo do estacionamento é tirar a tarefa da sua cabeça. Cuidado para não ter um estacionamento lotado, pois não há nada pior do que ter mil sonhos e não realizar nenhum. A ideia é realizar e ir para o próximo nível. Como no video game, não tem como ir para a próxima fase sem ultrapassar aquela em que você está.

Gosto muito de um exemplo que pode se enquadrar em todos os tipos de atividades: Ir à Disney. É uma rotina para quem trabalha lá. É uma tarefa para quem mora por perto. É um projeto para quem mora no Brasil porque precisa de passaporte, visto, comprar as passagens aéreas e a hospedagem, para ir aos EUA, enfim, alta complexidade. E é estacionamento para quem quer ir, mas ainda não se planejou.

Eu te sugiro fazer uma lista e identificar o que é rotina, tarefa, projeto ou estacionamento e eleger a data final de cada um. E não esqueça de dar notas para a prioridade de execução de cada item.

E lembre-se de que como disse Salomão: “O fim é melhor que o começo”. No fim há o resultado. E agora que você já sabe através destas dicas poderosas como dominar no tempo, só falta partir para ação!

Compartilhe agora:

Leia mais

Quer receber mais conteúdos?
Cadastre-se e receba antes de todo mundo!

Mais de 5 milhões de pessoas assistem os vídeos e acompanham os conteúdos de Pablo Marçal nas redes sociais todos os meses, ele se consolidou como uma autoridade na internet.

Pablo Marçal 2023 | Todos os direitos reservados