O medo que te impede de viver

Até quando você vai deixar o medo te dominar Aprenda o que você tem que fazer para vencê lo nbsp Existe algum medo te atacando nesse momento Medo da pobreza....

Até quando você vai deixar o medo te dominar?
Aprenda o que você tem que fazer para vencê-lo.

 

Existe algum medo te atacando nesse momento? Medo da pobreza? Medo de ser rejeitado, de não ser amado? Medo de envelhecer? Medo de falar em público? Medo de ficar doente? Quer aprender a curar esses medos? Nesse artigo eu tenho algumas respostas para você.

 

Talvez você não saiba, mas eu sou jurista e conheço algumas informações sobre crimes no Brasil. Mais de sessenta mil pessoas morreram assassinadas a cada ano, nos últimos dez anos (Fontes: FBSP1; IPEA2). Mas existem milhões de pessoas que andam como se estivessem vivas, mas já estão mortas, mesmo não tendo sido assassinadas. E isso é uma das coisas que me deixa mais grilado na Terra. Sabe o que faz isso com as pessoas? O medo!

 

Todo medo aponta para o medo da morte. Uma frase que eu digo sempre e quem me conhece já sabe: “a vida é uma aventura e ninguém sai vivo dela”. Preste atenção: “ninguém sai vivo dela”! De qualquer jeito você vai morrer, é fato! As pessoas que ficam colocando medo em você também vão morrer. E quem tem medo de morrer, na realidade, tem medo de viver. Isso para mim é terrível! Ter um fracasso na vida pode parecer ruim, mas viver uma vida toda sem fazer nada é como nunca ter vivido. O medo faz um general parecer uma pessoa insignificante. Ele te paralisa e te impede de ver todo o potencial que o Criador colocou em você.

 

Nos esportes de luta, como o MMA e o boxe, rola uma parada muito massa. Em uma luta, quem ganha, recebe a chamada bolsa integral, um valor em dinheiro pela vitória. Quem perde a luta também recebe um prêmio em dinheiro, chamada bolsa parcial. Mas se um atleta desiste da luta, além de não ganhar nada, de perder sua moral e queimar seu nome, ele recebe uma multa por não lutar! Quanto prejuízo você está acumulando na sua vida por ficar paralisado por causa do medo? Quais são os inimigos que você está fingindo que são seus amigos para não ter que enfrentá-los?
Quem tem medo de crítica fica parado, não toca os próprios projetos. Quem tem medo da velhice, foge do amadurecimento. Quem tem medo de rejeição, se aproxima da primeira pessoa que aparece. Quem tem medo de altura, demonstra medo de crescimento pessoal e profissional.

 

O medo compromete sua criatividade

 

Você notou que cada tipo de medo gera um bloqueio em uma área? Qual é o seu maior medo?
Em meu livro Antimedo3, um best-seller no Brasil, falo sobre a neurociência e menciono aspectos emocionais e práticos relacionados ao medo. O cérebro tem medo do que não conhece. Ele quer te preservar e não gosta de gastar energia. O medo fisiológico (ou medo reflexo)3 todos temos. Em uma montanha de esqui, em Lake Tahoe, nos Estados Unidos, eu percebi que também tenho medo de coisas novas! Lembrei o que aconteceu com o piloto Michael Schumacher, que entrou em coma por causa de um acidente em uma pista de esqui. Meu cérebro me avisou “você é pai de três filhos, tem esposa e precisa cumprir seu propósito na Terra”. Ele estava querendo me impedir de descer a montanha. Mas é óbvio que eu fiz minha descida e o medo fisiológico não me impediu. Foi uma ótima experiência para mim!

 

“Pablo, se você não tem medo, então o que aconteceu na história da montanha? Vou explicar: em muitas palestras e vídeos meus, você pode me ouvir dizer que não tenho medo de nada. E é verdade. O medo que eu não tenho é o medo emocional. Ele amplifica o sinal do medo fisiológico e te leva a fugir da situação ou ficar paralisado na sua condição. É o medo que vem de crenças e experiências instaladas na sua cabeça por pessoas em quem você confia. Você pode aprender a controlá-lo e eu vou te ensinar a fazer isso.

 

Quem não busca aprender e desenvolver novas habilidades é uma pessoa medrosa. Muitas temem aprender sobre marketing digital e vendas na Internet, por exemplo. Essa é uma área que eu domino e tenho ensinado todos os dias. Quem está aprendendo e aplicando as ferramentas, está vencendo medos, fazendo dinheiro e mudando de vida.

 

Noventa e oito por cento da população mundial é assolada pelo medo. Elas são lideradas pelos outros dois por cento, que são os destemidos e governam a Terra. Os 98% vivem escravizados, como o povo de Deus no Egito. A Palavra de Deus nos ensina que devemos ser fortes e corajosos! Se ela afirma isso, quem pode dizer que não tem coragem? Até meu filho mais velho, o Lorenzo, quando tinha 6 anos, já dizia “Papai, o medo é que tem medo da gente, né?” Quando descobre quem você é e ativa sua identidade, você atropela todos esses medos ri-dí-cu-los!

 

A única maneira de se livrar do domínio do medo é usando o código do “enfrentamento”. Não tem como você dominar na Terra com medo de tudo!! Certa vez eu convidei um palestrante para falar no auditório da minha empresa e percebi que o público gostou muito dele. Meu cérebro ficou me falando “seu público gostou mais dele do que de você!”. O que fiz para enfrentar esse medo emocional? Comprei vários livros dele e dei para os que gostou da palestra. E ainda disse: leiam esse livro porque o “cara” é muito bom. Eu não carrego medo de jeito nenhum!

 

A matéria em nosso corpo é feita de uma parte negativa (elétrons), uma positiva (prótons), e os nêutrons. A Palavra diz que o coração do tolo o inclina para a esquerda, mostrando que nosso corpo tem uma tendência ao negativo, o viés cognitivo negativo. O medo é uma semente que se alimenta de pensamentos, falas e comportamentos negativos. E ele é vencido com ação! Você não vê quando essa semente é plantada, mas pode encontrar o broto que cresce dela e precisa arrancá-lo assim que o encontrar. Ainda que o medo pareça um grande arbusto, parta para a ação e você vai ver os galhos, o tronco e a raiz desse medo secar na sua vida.

 

Você sabe o que é ser amado?

 

Como você abandona o medo? Se sentindo amado! E esse amor vem do Único que é verdadeiro, Aquele que não erra e não tem compromisso com a mentira. Você sabe de quem eu estou falando. Acesse o Criador, busque ser íntimo dEle, investindo tempo nesse relacionamento. Pois, a falta de intimidade gera incredulidade que leva ao medo.

 

Uma decisão diferente que você tomar, pode te trazer resultados que nunca teve. Duas dicas: faça coisas que mostrem ao seu cérebro quem manda e descubra habilidades, aprendendo coisas novas todos os dias.

 

E aí, general, qual seu maior medo? Use as dicas que te dei e vá cuidar da sua vida para vencer seus medos!

TMJADF

Fontes:
1 – FBPS –www.forumsegurança.org.br
2 – IPEA – https://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/dados-series/17
3 – Antimedo. Pablo Marçal. 2ª Edição. Plataforma Internacional. 2019.

Compartilhe agora:

Leia mais

Quer receber mais conteúdos?
Cadastre-se e receba antes de todo mundo!

Mais de 5 milhões de pessoas assistem os vídeos e acompanham os conteúdos de Pablo Marçal nas redes sociais todos os meses, ele se consolidou como uma autoridade na internet.

Pablo Marçal 2023 | Todos os direitos reservados