O segredo é testar

Um medo que você tem desde a infância   O que você sente quando ouve a palavra “teste”? Vem à sua mente aqueles testes surpresa que você fazia na escola,....

Um medo que você tem desde a infância

 

O que você sente quando ouve a palavra “teste”? Vem à sua mente aqueles testes surpresa que você fazia na escola, quando era criança? Ou passa uma lembrança de alguma coisa que você testou e não deu certo? E o que tem a ver teste com sucesso e prosperidade? Muitas pessoas acreditam que sucesso é “sorte” ou querem que tudo dê certo na primeira tentativa. Mas para saber se vai dar certo, você precisa testar. Amigo, não tem jeito, a vida é feita de testes.

Entenda por que as pessoas não gostam de testar e o que você precisa saber para prosperar.
Existem pessoas casadas e quando o casamento começa a dar problema, elas pensam logo em se separar. Essa é a solução? Não! Você vai ter que investir tempo e energia para arrumar a besteira que fez. Não estou falando que casamento é bobagem. Besteira é casar com alguém sem antes testar. E fazer testes não é se envolver com várias pessoas para ver quem é a melhor. É observar como ela se comporta em crises, por exemplo, quando falta dinheiro, como reage quando é afrontada ou confrontada, como trata os pais, quais são os princípios e valores dela. Testar é olhar para tudo isso e se perguntar: “será que eu quero isso para o resto da minha vida?“

Em campanhas publicitárias, os autores fazem testes para alcançar melhor o público. Em um teste chamado ”A B”, são feitas duas páginas de campanhas, cada uma com cores e escritas diferentes. A campanha que a maioria do público gosta, é escolhida para ser divulgada. Uma coisa que eu gosto de fazer para lembrar que a vida é feita de testes é dar uns tapinhas na testa com a palma da mão. Faça isso aí agora e repita comigo “eu preciso testar”.

 

Quem não testa, não prospera

 

Muitas pessoas não prosperam porque não fazem testes. As pessoas querem sucesso, mas a vergonha as impede de começar, outras vezes não finalizam o que começam. Na verdade, elas estão em busca da aprovação de outras pessoas, e estão bloqueadas por isso.

Quem tem um alvo e quer chegar onde deseja, precisa testar. Abraham Lincoln, um dos melhores presidentes dos Estados Unidos, era lenhador e disse o seguinte: “se me derem duas horas para cortar uma árvore, vou passar uma hora e cinquenta minutos afiando o machado”. Ele não começava batendo com o machado no tronco, porque aprendeu que galhos e folhas tiram o fio da lâmina, o que atrapalha o processo. Isso significa que o importante não é começar bem, é começar testando.
Em setembro de 2020, eu produzi um Reality Show sobre Marketing Digital, o La Casa Digital, que você pode acompanhar em meu canal no YouTube. Foi um teste que eu resolvi fazer, e me custou milhões de reais. E olha que louco: tive a ideia em uma sexta-feira e em 6 dias tudo estava acontecendo. Todos que assistiram, perceberam isso. Pessoas que não têm o código de testar instalado na mente, não fazem um tipo de evento desse, sem no mínimo seis meses de planejamento.

Um teste serve para você descobrir diversas formas de resolver um problema, ou até mesmo para criá-los (se você é daqueles que não gosta de problemas, leia aqui no Blog meu artigo “Ame problemas”). As pessoas têm medo de “gastar ficha” testando, porém se você for intencional, vai encontrar os erros e colher os acertos. Isso não significa que você vai errar de forma proposital, mas que não vai deixar de testar apenas por medo de errar. Se uma pessoa quer mudar de profissão e não tem coragem, ela vai acabar passando a vida inteira fazendo a mesma coisa, pois o cérebro não suporta novidades. Se você não testar, não experimentará coisas novas ou não vai se livrar das ruins.

 

Carregando peso morto

 

O que você mais deve fazer na vida são testes. Começou uma amizade e notou que não vai dar certo, deixe isso para lá. Na verdade, não era uma amizade, era um teste. Começou a trabalhar com algo e percebeu que não mexeu com seu coração e não faz parte do seu propósito, você concluiu um teste, vá para o próximo! O teste é a chave para você descobrir padrões, que vão servir para o momento que está vivendo.

Há testes que são intencionais e outros, acidentais. Muitas coisas que você testar não vão funcionar, mesmo assim é necessário que experimente! Algumas pessoas preferem viver se arrastando com coisas que não estão funcionando. Você pode ir levando as coisas da forma como estão, ou então, testar alternativas. No La Casa Digital, aconteceu um atraso no áudio da transmissão ao vivo. É o tipo de problema que deixaria muita gente apavorada, mas eu usei isso como um teste acidental. Pega um código aí sobre testes: sempre há mais de uma opção para resolver problemas. Eu poderia deixar a situação do áudio se arrastar, mas isso nunca funciona! Havia, pelo menos, quatro possibilidades para continuar: usar um celular para fazer a transmissão com a Internet 4G, fechar e abrir novamente o servidor, interromper a live, ou sugerir que as pessoas, que estavam assistindo, apenas ouvissem o áudio, até o problema ser resolvido. Caso chegasse ao extremo de não conseguir fazer a transmissão ao vivo, a solução seria gravar o programa e postar no YouTube. Não tenha compromisso com o erro, não insista nele. Reconheça-o e resolva!

 

Deixe de ser orgulhoso

 

Quando você encara suas falhas como testes, você não precisa ficar repetindo seus erros. Seu cérebro tem que se acostumar a resolver problemas com rapidez. Declare em voz alta: “preciso resolver os meus problemas”, “não os dos outros”. Você até pode resolver problemas de outras pessoas, mas busque ser bem pago por isso, senão você deixa de cuidar da sua vida e vira escravo dos outros.

Os testes também envolvem uma questão de inteligência emocional, pois o medo de perder ou de ter prejuízo, faz as pessoas desistirem de testar (escrevi um livro chamado O Destravar da Inteligência Emocional, caso você queira saber mais sobre o assunto). Preste atenção: eu já fiz vários testes para estar onde estou hoje. Se faz testes, você não para de crescer, os prejuízos iniciais são engolidos pelos bons resultados depois. Anota essa: você vai ter prejuízos no meio do caminho. Para isso eu tenho um drive mental: “você nunca perde, ou ganha ou aprende”.

Veja esse exemplo: suponha que uma pessoa saiba fazer mil reais por dia. Logo, em 30 dias ela fatura 30 mil reais. Se todos os meses ela fizer tudo certinho, ganhará esse valor. Então, ela descobre uma forma de ganhar 30 mil em um dia! Porém, ela precisa fazer testes e ficar sem faturar durante os próximos 60 dias!! Quem não tem controle emocional ou gosta de estabilidade, se deixa levar pelo medo e não abre mão dos mil reais por dia para ganhar os 30 mil, mesmo sabendo que vai dar certo! Só que o “prejuízo” desses dois meses voltam em dois dias com a nova receita. As pessoas têm medo de testar porque o que possuem agora já é melhor que a situação anterior, não há riscos.
Quando você tem orgulho demais das suas ideias, sempre usa a mesma linha de pensamento, tem medos ou gosta de estabilidade, você não vai querer se arriscar, e posso te dizer que não vai prosperar. Caso não acredite nisso, ou tenha apenas uma crença positiva sobre os testes, sem partir para a ação, fique em paz que não vai adiantar nada.

Se você tomar coragem para fazer alguns testes, mas parar depois dos primeiros “prejuízos”, vai voltar para o mesmo estado de antes. Agora, ao perceber que testar é um dos códigos da prosperidade, vai ter seus próprios resultados. Não pense que sucesso é sorte, nem que vários milionários chegaram onde estão porque tudo “deu certo de primeira”. O sucesso é a soma de todos os fracassos. Faça testes intencionais e comece a testar logo!

Qual área da sua vida está te incomodando? Que tipo de teste você pode fazer para buscar novos resultados? Bata a mão na testa três vezes e diga: “eu preciso testar!”

Um abraço do Titi!

Compartilhe agora:

Leia mais

Quer receber mais conteúdos?
Cadastre-se e receba antes de todo mundo!

Mais de 5 milhões de pessoas assistem os vídeos e acompanham os conteúdos de Pablo Marçal nas redes sociais todos os meses, ele se consolidou como uma autoridade na internet.

Pablo Marçal 2023 | Todos os direitos reservados