Prospere na Desordem

Está esperando tudo ficar organizado para sair do lugar Saia da bagunça e saiba como prosperar na desordem Tempo de leitura estimado 2min41s Você conhece um procrastinador profissional Ou você....

Está esperando tudo ficar organizado para sair do lugar? Saia da bagunça e saiba como prosperar na desordem.

Tempo de leitura estimado: 2min41s

Você conhece um procrastinador profissional? Ou você assume que é um? Sabia que esse tipo de pessoa dificilmente prospera na desordem?

Elas dizem que vão organizar suas vidas para prosperar. Dizem que vão esperar terminar um projeto, passar a pandemia ou esperar sair da bagunça.

Não espere que tudo fique organizado para cuidar da sua vida. É possível prosperar na desordem. O que você precisa é deixar de ser bagunçado.

 

Que bicho é esse?

Procrastinar é trocar uma recompensa maior, de longo prazo ou eterna, por recompensa imediata. Mas esta recompensa é pequena demais e não te faz avançar na vida.

Para gravar isso, anote esse código: a procrastinação é a ladra da sua alma.

Imagine que você deve fazer uma viagem para uma cidade vizinha, a 100km, para resolver uma situação de trabalho. Mas você encontra um amigo no caminho e vocês resolvem ir para uma praia a 300km de distância.

Você foi mais longe do que pensava, mas não resolveu o que deveria. Acessou uma recompensa imediata mas terá que arcar com as consequências. Mais vale fazer o que você foi chamado para fazer.

Entendeu porque a procrastinação rouba sua alma? Não adianta fazer tudo certinho ou ir longe demais se você não fez o que deveria fazer.

 

Desordem X Bagunça

Quem é bagunçado joga fora pelo menos 10% do recurso que tem, e o principal é energia. Toda bagunça gera um saque para o inferno daquilo que você tem. Bagunça retarda os acontecimentos na sua vida.

“E como fazer então, Pablo?” É simples. Se você acessar a exponencialidade no que está fazendo, você vai acessar algo chamado desordem. Isso faz bem quando você está crescendo naquele caminho. 

Acione o princípio da eficiência*, no tempo, na qualidade e no custo, em tudo que estiver fazendo e você vai perceber isso.

Desordem é diferente de bagunça. Pense em um canteiro de construção civil com tijolos espalhados por toda a obra. Se os pedreiros não encontram nada e pedem para comprar mais tijolos porque está faltando, isso é bagunça. Se há recompra ou retrabalho, então há bagunça.

Mas se nessa mesma construção os recursos são bem aproveitados, mesmo que estejam espalhados, isso é desordem. 

Não é necessário colocar todos os tijolos em um mesmo lugar, separados por forma e tamanho, nem deixar ferramentas e utensílios em armários para que a obra fique organizada. 

Nem sempre é preciso organizar, mas com bagunça é mais complicado prosperar. Encontre um ponto de balanceamento entre organizar e ordenar e prospere na desordem.

O processo de crescimento pode acontecer mesmo na completa desordem.

 

Tarefa

Qual ação você vai produzir hoje para sair da bagunça? Que tal fazer uma boa faxina na sua casa? Se encontrar objetos que você não usa mais, mas que tem utilidade, que tal colocar para vender em algum site de desapego? Você sai da bagunça e ainda capitaliza esse tempo.

Um abraço do General. TMJADF!

 

#

* Você sabe a diferença entre regra e princípios? Aprenda a viver por princípios neste livro aqui.

Compartilhe agora:

Leia mais

Quer receber mais conteúdos?
Cadastre-se e receba antes de todo mundo!

Mais de 5 milhões de pessoas assistem os vídeos e acompanham os conteúdos de Pablo Marçal nas redes sociais todos os meses, ele se consolidou como uma autoridade na internet.

Pablo Marçal 2023 | Todos os direitos reservados