SAIA DO NEGATIVO

Entenda de uma vez porque você fala mal de si mesmo, o quanto isto lhe faz mal e como mudar sua fala. Categorias: mindset, neurociência, inteligência emocional   E aí....

Entenda de uma vez porque você fala mal de si mesmo, o quanto isto lhe faz mal e como mudar sua fala.

Categorias: mindset, neurociência, inteligência emocional

 

E aí General! Titi na área para para falar de uma treta do seu cérebro. Já se viu diante de uma situação difícil, como falar em público, aprender uma nova habilidade, instalar um novo hábito?

O que você pensou nessas situações? Como você se trata? Se você diz frases como “eu não consigo”, “isto é muito difícil”, “eu vou desistir”, este artigo é para você. Vou deixar um código comprovado de neurociência para você abandonar esse padrão.

 

Para evitar a fadiga

 

O cérebro humano possui dois hemisférios: o esquerdo, que é responsável pelo raciocínio lógico e analítico, e o direito, responsável pela criatividade e intuição.

Possui também o córtex visual, na parte posterior da cabeça (onde o judeu coloca a quipá), responsável por pela memória visual, e o córtex pré-frontal, responsável por interpretar as sensações, visualizar uma situação e formular uma ação. Além disso, seu cérebro é programado para não gastar energia.

Diante de uma situação nova ou desafiadora, o cérebro de 98% das pessoas é guiado pelo medo fisiológico e analisa as memórias no córtex visual. Se não encontra nenhuma experiência anterior, o hemisfério esquerdo faz uma análise lógica da situação, analisa os riscos e, como não quer gastar energia, solta os comandos negativos.

Seu cérebro emite relatórios sobre você. Ele te ama e quer protegê-lo de frustrações. Coloca dificuldades, fala que você é incapaz, te diz que não tem conhecimento para fazer algo. Ele tende ver as coisas pelo lado negativo para não gastar energia. Por este motivo ele vai gerar várias desculpas para não tomar uma decisão e não agir. 

A Palavra diz em Eclesiastes que “o coração do tolo o inclina para a esquerda”, ou seja, tende para o negativo. O que a neurociência descobriu há pouco tempo, a Bíblia já ensinava.

 

Reforçando a mensagem

 

Toda vez que você diz “eu não consigo”, “isso é difícil” e outras frases negativas, seu cérebro registra aqueles comandos e dispensa milhares de neurônios que você possui para executar a ação. A cada situação parecida, ele solta a frase de impedimento que está gravada na sua mente.

Acha estranho eu falar do cérebro como se fosse outra pessoa em sua cabeça? Para entender mais sobre isso, leia o artigo “As cinco vozes” aqui no blog. 

O cérebro procura validar as frases que você mais repete, especialmente as negativas, para não gastar energia. Por isso, a fala tem tanto poder. Quando você diz que tem uma doença, está declarando posse sobre isto. Se você fala que é ou tem alguma coisa, está aceitando aquilo como verdade.

 

Faça isto para reprogramar seu cérebro

 

Você é um ser ilimitado, pois foi feito imagem e semelhança do Criador. Quem repete frases negativas sobres si, coloca limites onde não existem e diz que a maior criação de Deus é imperfeita.

O cérebro acredita em sua fala. Além disso, ele é atemporal e só entende o agora. Se você diz “eu vou mudar”, fica claro que não vai fazer isso agora pois projetou a ação no futuro. Então, seu cérebro não realiza essa ação, vai deixar para depois.

Se você diz que acredita em si mesmo, mas se a maioria das frases que saem a seu respeito são diferentes disso, o cérebro escolhe as linhas de comando que mais se repetem.

O primeiro passo para mudar o padrão negativo é mudar sua fala. Pegue o código: ao falar algo negativo sobre si mesmo, use o passado e diga “até ontem”.

  • “Até ontem eu não conseguia fazer isso”.
  • “Eu era desorganizado, até ontem”.
  • “Eu tinha dificuldade em manter o foco, até ontem”.

 

Falando desta maneira, seu cérebro entende que é capaz e mostra que sua alma está no comando. Lembre-se: o cérebro é o hardware e a mente (alma) é o software. Ative seu córtex pré-frontal, veja-se comemorando o resultado que você deseja e crie, com sua imaginação, o final do processo. Com isso você cria.

E tem mais: você falaria para outras pessoas as palavras que diz sobre si mesmo? Se você consegue incentivar e acreditar nas outras pessoas, por que não faz assim consigo? Se até ontem você não se tratava com amor e gentileza, a partir de hoje, sinta-se amado e trate-se com gentileza.

Para completar sua transformação, equalize sua fala com suas ações. Só falar não vai resolver nada. Desenvolva uma nova habilidade, faça algo que achava difícil para mostrar que você consegue. Plante pequenas ações para colher seus primeiros resultados. Assim você instala novas memórias no seu córtex visual para aumentar a sua autoconfiança.

Tarefa do Titi: liste três dificuldades que você achava que tinha até ontem e crie uma ação para acabar com cada uma delas. Escolha uma ação para realizar ainda hoje.

Um abraço do Titi! É nóis!

Compartilhe agora:

Leia mais

Quer receber mais conteúdos?
Cadastre-se e receba antes de todo mundo!

Mais de 5 milhões de pessoas assistem os vídeos e acompanham os conteúdos de Pablo Marçal nas redes sociais todos os meses, ele se consolidou como uma autoridade na internet.

Pablo Marçal 2023 | Todos os direitos reservados