CALE A BOCA! Dicas para você falar menos!

CALE A BOCA! Dicas para você falar menos! Você sabia que está falando demais? Cale a boca! Em algum momento do seu dia já se deparou com alguém te fazendo....

CALE A BOCA!

Dicas para você falar menos!

Você sabia que está falando demais? Cale a boca!

Em algum momento do seu dia já se deparou com alguém te fazendo essa pergunta? Ficou ‘magoado’ por ouvir essa afirmação? Já pensou “Nossa, que pessoa ingrata, só estava tentando ajudar!”?

Então, amigo! O momento é de aprendizado agora! Venha comigo que vou te dar dicas para não passar por situações como essa!

1 – DEIXE AS PESSOAS COM DÚVIDAS SOBRE VOCÊ!

Nas relações sociais, as pessoas deveriam ter dúvidas a seu respeito, porém, elas acabam tendo certezas, obtidas a partir do que você fala e do que elas absorvem das suas palavras. O resultado pode até não ser a verdade sobre ti! E isso é uma situação ruim!

O que fazer então? CALAR A BOCA!

2 – PARE COM AS RECLAMAÇÕES!

Re-clamar! Preste atenção em cada parte dessa palavra! Se você reclama, significa que está clamando que essa coisa se repita. Quando fica magoado, por exemplo, fala o tempo todo e carrega isso dentro de você! A mágoa é uma “má água”, um esgoto que fica dentro da sua cabeça e quando sai, mata a todos à sua volta!

3 – ELIMINE A NECESSIDADE COMPULSIVA DE FALAR!

Os sábios não falam! Eles escutam o tolo falando, descarregando tudo que o tem na cabeça, então o sábio escolhe os melhores pontos e palavras, e lança perguntas! 

Do ponto de vista da saúde, já foram detectadas várias doenças relacionadas ao excessivo uso da voz. Segue abaixo um exemplo:

Disfonia/Afonia: qualquer alteração na voz é chamada disfonia. Naqueles casos em que “perdemos” a voz completamente, chamamos de afonia. Normalmente, a disfonia se apresenta como uma voz muito baixa ou rouca. Ambas podem ser causadas pelo uso excessivo da voz que podem gerar lesões nas pregas vocais como os nódulos. 

Fonte: https://otorrinofloripa.com.br/garganta/problemas-uso-excessivo-da-voz/#:~:text=Normalmente%2C%20a%20disfonia%20se%20apresenta,causadores%20de%20altera%C3%A7%C3%B5es%20na%20voz.

Acesso em: 12/08/2020.

Então posso te dar um conselho? Elimine a compulsividade do falar.

PORQUE CALAR A BOCA?

Porque você está gerando crédito contra você, ou melhor, juntando saldo negativo.

Muita coisa que era sua, você pode perder por falar demais! Por não deixar os 32 dentes segurarem os 17 músculos que compõem a língua!

Vede os navios, por maiores que sejam, são governados por um pequeno leme à vontade do piloto. Assim, também, a língua é um pequeno membro, mas pode gloriar-se de muitas coisas.” (Tiago 3: 4-5)

Você pode perder oportunidades na vida porque conversa demais! Se alguém te der o conselho de não falar muito (como estou fazendo agora!), ACEITE e ENSINE aos outros, para que todos tenham chance de aprender!

MOTIVOS PARA NÃO CONTAR TUDO!

Primeiro: as pessoas vão se adiantar e fazer aquilo que você revelou;

Segundo: seu cérebro libera o hormônio da saciedade, e então você perde o desejo de fazer.

Quando fala demais, você entrega tudo que tem!

Existe atualmente a ditadura da resposta, já ouviu falar? Tudo precisa de uma resposta! Mas aprenda a ser SÁBIO: pare de responder tudo o que te perguntam. Responda com outra pergunta para a pessoa, e descubra a intenção dela. Diga, com simpatia, “Por que gostaria de saber?”

Se você tem essa atitude, acaba ganhando o PODER de raciocinar, pensar e transbordar em sabedoria.

MINHA BOCA NÃO É ESGOTO!

Abra a boca somente na hora certa! Ou seja, se falar no momento impróprio, ela servirá de esgoto, pois fluirá muito lixo!

Afirme agora: A MINHA BOCA NÃO É UM ESGOTO!

Da sua boca, saem palavras de vida e de morte. O esgoto afeta a vida das pessoas e pode matar todos ao seu redor! Seja fonte de sabedoria, de construção!

CORRIJA NA RAIZ!

Sabe o que sua boca está falando? Do que seu coração está cheio!

“Como corrijo isso?” Na raiz, em seu coração! Ele transparece no rosto! “O coração contente alegra o semblante; o coração triste deprime o espírito.” (Provérbios 15: 13)

Prove com comportamento, não com palavras, pois elas comovem, mas atitudes convencem as pessoas. 

Faça, não fale! Exerça o poder do silêncio! Um tolo calado se passa por sábio! 

➤ Agora vamos juntos fazer um exercício simples e de grande valor:

Lembre-se de três coisas que você perdeu na vida por falar demais, e anote-as!

Esse exercício irá libertar você!

Até breve!

Extraído do vídeo: Cale a boca agora! Controle o que você fala! Pablo Marçal.

Link youtube: https://www.youtube.com/watch?v=pPWsRZyRhzY

Plataforma Internacional Pablo Marçal

Compartilhe agora:

Leia mais

Quer receber mais conteúdos?
Cadastre-se e receba antes de todo mundo!

Mais de 5 milhões de pessoas assistem os vídeos e acompanham os conteúdos de Pablo Marçal nas redes sociais todos os meses, ele se consolidou como uma autoridade na internet.

Pablo Marçal 2023 | Todos os direitos reservados