Cinco pilares para uma vida longa e próspera

Você quer ter uma vida longa e próspera para desfrutar do melhor desta terra ao lado das pessoas que ama Tenho certeza de que sua resposta é sim Mas apenas....

Você quer ter uma vida longa e próspera, para desfrutar do melhor desta terra ao lado das pessoas que ama? Tenho certeza de que sua resposta é sim. Mas apenas querer não é suficiente. Para conquistar uma vida longa e próspera, primeiro você tem que ter conhecimento e segundo, ação

Ficar apenas na teoria só vai te deixar um obeso intelectual, mas quando parte para a prática, não tem como dar errado. Se você quer mudar de vida, e não sabe por onde começar, está no lugar certo. Esse artigo vai te ajudar.

Você vai conhecer os cinco pilares para uma vida longa e próspera! Se atente para cada um deles. E como recompensa, você vai viver 1.051.200 horas, ou 43.800 dias, ou 120 anos. Esse é o limite do homem, e não 74 anos como dizem que é a média de vida do brasileiro.

Primeiro pilar – O SONO

O segredo não é dormir muito, mas com qualidade. O sono revitaliza. Não é só repor o que gastou, é descansar o corpo, desfrutar.

Se quiser ter uma boa noite de sono, afaste-se por 4 horas de qualquer tecnologia antes de dormir; não durma menos que 6 horas; se depende de algum projeto, até dá para dormir menos, mas vai depender do condicionamento mental. 

Para dormir bem, siga essas dicas:

1. Sente-se na cama, respire fundo 10 vezes e gire o pescoço ao mesmo tempo. Antes de terminar, você adormece. Esse exercício oxigena o cérebro. É uma forma de se desconectar da ansiedade, das informações, projetos… porque você não vai conseguir resolver nada na hora de dormir.

2. Antes de adormecer, abra um grande sorriso. Quando você dorme sorrindo, acorda sorrindo porque o cérebro imprime o último ato antes da hora de dormir. Como uma criança que dorme sabendo que vai à praia no dia seguinte, e quando acorda, a primeira coisa que diz, é praia! Quando você vai dormir preocupado, vendo notícias nas redes sociais, não entra em desfrute.

3. Durma em escuro total. O corpo obedece à luz natural. Na viração do dia, que é às 18 horas, ele começa a entrar em descanso até a hora que o sol sai, mas as luzes artificiais nos mantêm acordados e isso causa sérios problemas em nosso corpo. Não deixe nenhuma luz acesa durante a noite, seu quarto tem que estar escuro; muitos se dizem noturnos, que não conseguem dormir nem levantar cedo, mas, na verdade, é só um hábito que foi adquirido com a utilização da luz artificial.

4. Faça o som que faziam quando você era criança, Shiii! Shiii! Shiii! Esse código está na sua mente. Se isso não funcionar, abra um sorriso e diga para o cérebro que é hora de dormir.

O Salmo 4:8 diz: “em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me faz habitar em segurança’’. Quem te faz dormir seguro é Deus. Quando você for deitar, descanse nas promessas. Deus nunca falha! E se Ele disse que vai te dar segurança, já está garantido. 

5. Outra coisa que te faz dormir bem, é viver no seu propósito. Não vá dormir com mágoa, rancor, ódio, amargura ou o que quer que seja. Se você guardar essas coisas no coração, sua vida vai começar a ter esses resultados. Guarde seu coração, porque dele que procedem as fontes da vida. Seu sono será de qualidade e sua vida também.

6. Ao se levantar, faça a posição de poder, tipo a mulher maravilha. Respire fundo, ative seu espírito, sua alma, seu corpo. Seu espírito se conecta com o Espírito de Deus. Na sua alma, você mentaliza em um minuto o que vai realizar durante o dia, sua mente tem o poder de atrair.  A sua mente tem o poder de atrair coisas!

7. Quem dorme bem, acorda cedo e produz mais. Por exemplo, se você acordar 4h30 da manhã, quando chegar às 12h30, já produziu 8 horas. 

Sugestão: acorde antes do sol para por pressão nele! 

O livro O Milagre da Manhã de Hal Elrod, influenciou pessoas comuns a fazerem o que os milionários já faziam e, os praticantes começaram a ter resultados extraordinários.

Segundo pilar – ÁGUA

Tanto o corpo humano quanto o Globo Terrestre são feitos de 70% de água. Isso implica que você precisa se hidratar! Sem água sua vida fica seca, como uma planta, uma terra que não é cuidada.  

Não beba menos que 2 litros de água por dia e não beba mais que cinco, porque não vai adiantar. Se beber entre 200 e 300 ml por hora, vai fazer xixi o dia todo. Atenção também com a água que bebe, precisa saber a qualidade que está colocando para dentro, para manter sua saúde.

 Nunca troque água por refrigerante. Mais de 180 mil pessoas morrem por ano por causa disso. Se fosse para morrer pelo evangelho ninguém iria, mas pelo refrigerante… 

Para cada 200ml de refrigerante ingerido, você precisa beber 32 copos de água com pH acima de 7,8 para equilibrar. Não descuide da sua hidratação. Quando você sente sede, é um alerta que o corpo dá. Não espere sentir sede, sempre beba água moderadamente.

Terceiro pilar – GESTÃO DAS EMOÇÕES

Se você quer ter uma vida saudável, sem o estresse que está consumindo muita gente, tem que fazer gestão das emoções. É preciso entender que sentimento é diferente de emoção. Sentimento é o que eu sinto da interpretação que eu tenho em relação ao mundo, ou o cenário em que eu estou inserido. A emoção é configurada para fazer algo, por isso que tem gente que faz coisas no impulso e não sabe. 

Se alguém não me cumprimenta, posso me sentir rejeitado, e por me sentir rejeitado vou brigar com a outra pessoa, que brigará com outra…

O sentir rejeitado é uma interpretação minha, e o brigar com a pessoa é o que eu fiz com aquela emoção.

ATENÇÃO: cuidado com o jeito que você interpreta as coisas! 90% das vezes essa interpretação é errada. Antes de tirar alguma conclusão precipitada sobre alguma situação, faça perguntas. Pode ser que a pessoa esteja passando por um problema naquele dia e você interpreta errado, criando uma situação que não existe.

Quarto pilar – EXERCÍCIO FÍSICO

Você pode dizer que não gosta, inventar mil desculpas para não se exercitar, mas um dia a conta vai chegar. Você vai começar a notar as formas do seu corpo ficando arredondadas, seu ânimo se esvaindo e sua saúde indo para o ralo.

Pega esse código: o único dia que você não precisa fazer exercício físico, é o dia que você não comer, aí está liberado, simples assim. Essa é a tática! Colocou combustível, se movimente para consumir, não colocou nada, não faça nada.

Comece a se mexer! É importante, e dependendo do seu caso, procure ajuda profissional de um médico, um personal trainer. Vá para a academia, compre uma bicicleta, faça caminhada… as opções são maiores que toda sua desculpa. 

Todo esforço traz uma recompensa. Em pouco tempo você notará a diferença em tudo. Difícil vai ser parar, porque saúde e vida longa estão ao seu alcance agora.

Não se esqueça de exercitar também a mente com leituras e meditações. A leitura mais proveitosa, com certeza, será da Bíblia. Todos nós procuramos prosperidade e Deus diz que se lermos e meditarmos no que Ele disse em Sua Palavra, nossa vida seria próspera. 

Quando praticamos o exercício de colocar a Palavra na mente, tudo o que fizermos refletirá Deus. A mente dita às ações, e as ações produzem resultados. E se você não faz, comece hoje mesmo a exercitar corpo e mente.

Quinto pilar – ALIMENTAÇÃO 

 “Você é o que come” é uma frase muito comum e verdadeira. A média das cinco pessoas com quem você convive, reflete em seus resultados. Com a alimentação não será diferente. Ela é visível pelas formas do corpo, pele, cabelo, saúde em geral. 

Se você só come salsichas, enlatados, sanduíches, troca almoço por um lanche calórico e pobre em nutrientes essenciais, sinto em lhe dizer, mas você está cavando sua sepultura com os dentes.

O motivo de precisarmos comer alimentos vindos da terra é porque também viemos dela. Esses alimentos nos fornecerão os nutrientes que precisamos para nossa energia. Isso quem constituiu foi Deus e, quebrar esse princípio é pedir para passar por dias maus.

Ame sua vida! Cristo morreu por ela, não morra por causa do excesso de coisas nocivas, feitas pela indústria alimentícia para te envenenar. Seja sábio! Escolha o que você coloca para dentro. Seu corpo não é uma lata de lixo, ele é templo do Espírito Santo.

Se você tem o hábito de consumir esses alimentos nocivos, pare agora. Nada de pensar “vou beber meu último refrigerante ou comer só mais uma salsicha”. Quem tem certeza do resultado que quer, já dá de oferta aquilo que está amarrando a própria vida. Ser livre não é dizer sim para tudo, é ter forças para dizer não. Isso vai contribuir para uma vida longa e próspera.

Quando falamos de alimentação, não podemos falar só do corpo, mas da alma e do espírito que também precisam ser alimentados.

A Palavra de Deus é o alimento perfeito para você. Jesus é o pão da vida (João 6.35). Com ele, a fome e o vazio interior são preenchidos.

Talvez você agora está se acabando nas drogas, no álcool, na prostituição… tudo isso é para preencher um vazio interior. Essa fome não vai ser saciada com mais drogas, mais promiscuidade, mais um cigarro… Somente Jesus pode saciar seu vazio que é do tamanho de Deus.

Se alimente corretamente, nutra corpo, alma e espírito.

Agora é com você

Depois de tudo o que aprendeu sobre os cinco pilares para ter uma vida longa e próspera, não faz sentido você continuar dormindo mal, acordando tarde, desidratado por não tomar água suficiente, guardando coisas ruins no coração, transformando-o num esgoto, levando uma vida sedentária e se alimentando com coisas que nem os animais comem.

Chegou a hora de você cuidar da sua vida.

Você pode ter dado muitas desculpas até aqui, mas de agora em diante essas desculpas não vão valer, porque já é uma pessoa consciente.

Anote essa tarefa: dos cinco pilares, em qual deles você tem maior domínio? E em qual você ainda se sente um tremendo fracasso?

Liste tudo o que não dá certo, busque se alinhar e se esforce para praticar todos eles. Depois nos conte seus resultados.

Você nasceu para governar, não aceite menos que isso! É só o começo.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ELROD, Hal, O Milagre da Manhã, Best-seller, Rio de Janeiro: 2018.

Compartilhe agora:

Leia mais

Quer receber mais conteúdos?
Cadastre-se e receba antes de todo mundo!

Mais de 5 milhões de pessoas assistem os vídeos e acompanham os conteúdos de Pablo Marçal nas redes sociais todos os meses, ele se consolidou como uma autoridade na internet.

Pablo Marçal 2023 | Todos os direitos reservados