Destrave a Riqueza – parte 3

Vem com o Titi pegar os códigos da exponencialidade e da modelagem Se liga também nas Eras da Terra e bora acessar sua Riqueza Tempo de leitura estimado 07min13s E....

Vem com o Titi pegar os códigos da exponencialidade e da modelagem. Se liga também nas Eras da Terra e bora acessar sua Riqueza!

Tempo de leitura estimado: 07min13s

E aê?! O Titi tá on com mais um artigo, um resumão da aula 3 do Destrave a Riqueza.

Quais foram os assuntos da aula para você acessar a sua Riqueza?

– Os Seis Ds do crescimento exponencial

– As Quatro Eras da Terra

– Os códigos da modelagem

Como o Titi é professor, te falo que resumo bom é quando acompanhamos a aula toda. Clique aqui para assistir à aula e pegar todos os códigos da prosperidade e riqueza.

Vamos direto para os códigos!

 

Os Seis Ds do Crescimento Exponencial

Depois que eu ouvi pessoas do Vale do Silício falando sobre isso, eu reconfigurei todas as minhas ações. Percebi que seria muito mais rápido alcançar a exponencialidade aplicando os 6D’s no que eu estava fazendo. Anote aí os 6D’s para a riqueza:

1 – Digitalização

2 – Desmonetização

3 – Desmaterialização

4 – Decepção

5 – Democratização

6 – Disrupção

 

1 – Digitalização

Tudo tem se tornado digital depois do surgimento do computador: música, filmes, livros e até o dinheiro. Tudo vai passar para dentro dos algoritmos. Por isso que o Titi insiste para você ir para o digital. Bill Gates disse há tempos que só existirão dois tipos de negócio na Terra: os que estão na internet e os que não existem.

2 – Desmonetização

No processo de exponecialidade, várias coisas deixarão de ser cobradas pois não são mais começo nem fim de nada, são meio. Você não paga nada para fazer uma transmissão ao vivo pelo Instagram ou Youtube. A comunicação se tornou gratuita com os aplicativos de mensagem.

Desmonetizar é inverter o risco. Se você confia naquilo que fornece, vai liberar uma parte de graça para as pessoas. Eu dei milhares de palestras gratuitas e 99% do meu conteúdo está disponível nas redes sociais.

Vai outro exemplo: se você é fotógrafo, vá a eventos e tire fotos das pessoas de graça e ofereça algumas amostras. Deixe as pessoas terem acesso ao que elas querem, gere valor. Isso é inverter risco.

3 – Desmaterialização

Muitas coisas deixaram de ser como antes, como o entretenimento e as movimentações financeiras por causa da tecnologia. Outras coisas vão deixar de existir como existiam há tempos. A calculadora, a lanterna, câmera de foto e vídeo, além de várias outras coisas, estão no celular. Até o celular vai desmaterializar! O Titi fala isso na aula e é chocante! Entenda de desmaterialização para se tornar exponencial.

4 – Decepção

A grande tecnologia de hoje será decepcionante daqui há alguns dias. Sem decepção, as coisas não avançam. Os combustíveis fósseis estão chegando ao ponto de decepção, pois a tendência de tudo é se tornar elétrico. Veja os carros por exemplo. Como o ser humano é ilimitado, a decepção é que o faz criar coisas novas.

5 – Democratização

É fazer com que todos tenham os mesmos acessos. O acesso à internet hoje é um exemplo de democratização. A democratização da tecnologia é torná-la acessível para todos. Em alguns anos teremos internet de graça, pois a desmonetização vai chegar aí também. A internet é um meio de acesso, não um fim.

6 – Disrupção

É um corte abrupto em algo, um rompimento sem aviso. Algo parecia que estava funcionando bem e, de repente, acaba. Enquanto os taxistas e os motoristas de Uber estão brigando, logo virá o carro autônomo e vai dispensar os motoristas.

Outro exemplo: cadê as televisões de tubo? Muita coisa que você acha que é algo certo hoje pode acabar de uma hora para outra. Fazem parte da disrupção a obsolescência por design e obsolescência programada. A disrupção faz perder valor aquilo que antes tinha muito valor.

 

Se liga para entender e aplicar esses seis códigos para se tornar exponencial e acessar a riqueza.

 

As Quatro Eras da Terra

Por que entender das Eras da Terra? Para entender como as pessoas acessaram a riqueza e os caminhos de cada uma delas.

Anote aí as quatro eras da Terra

1 – Era da terra;

2 – Era da indústria;

3 – Era do conhecimento;

4 – Era digital.

 

Pegue os códigos das Eras.

 

A Era da terra

Começou quando o homem passou a dominar e tomar posse de terras. Foi quando parou de caçar e passou a plantar e domesticar animais. Foi então que surgiram os Senhores Feudais ou grandes latifundiários. Um dos grandes negócios que existem ainda hoje é a de terras (imóveis).

 

A Era da indústria

Essa foi a era que governou por mais de 100 anos e ainda nos influencia. Eles se tornaram os grandes produtores daquilo que os donos e trabalhadores das terras precisavam. 

Com o crescimento das indústrias, tudo passou a girar em torno delas. As cidades foram criadas para os trabalhadores da indústria. Nosso modelo de ensino nas escolas, inclusive as faculdades, foi feito para ensinar os trabalhadores das indústrias.

São os grandes industriários que constroem as estradas e as edificações nas cidades. Inclusive os políticos trabalham para industriários. Resumindo, quem não produz está servindo de alguma forma os industriários.

 

A Era do conhecimento

Ela abalou a era da indústria. Com o aumento do acesso ao conhecimento, produzir bens, serviços ou acessos deixou ser coisa  dos grandes industriários. Quem começou a ter acesso ao conhecimento, venceu o medo e caiu para dentro, construiu novas e grandes indústrias. 

Hoje qualquer pessoa pode fazer o mesmo. Veja a quantidade de marcas de carro e o número de novos bancos (principalmente os virtuais, disruptivas). Quando você sabe o que está por trás das coisas e como as coisas funcionam, consegue fazer também.

 

A Era Digital

A tecnologia digital e a internet permitiram que praticamente todas as pessoas tivessem acesso a informações e conhecimentos que antes poucos tinham acesso. Isso tirou muita gente da alienação e das bolhas. Essa era permitiu ainda mais pessoas a terem acesso à riqueza.

 

Os códigos da modelagem

A modelagem foi uma das coisas mais assustadoras que conheci e que me fez chegar aonde estou hoje.

Anote aí quais são as bases da modelagem:

1 – Pessoas

2 – Colar

3 – Caminhar

4 – MVP

5 – Honra

6 – Equivalência

7 – Transbordo

 

1 – Pessoas

Cada pessoa possui um código poderoso sobre como fazer algo. Acelere sua curva de aprendizado modelando as habilidades das pessoas que fazem sentido para você.

Eu sou o resultado da modelagem de mais de 200 pessoas. Procure pessoas que são melhores que você em algo e aplique a modelagem com elas. E que sejam pessoas que te estimulem a crescer.

2 – Colar

Para começar a modelagem tem que colar na pessoa. Acompanhe de perto por um tempo até perceber se realmente a pessoa tem os códigos que você precisa.

3 – Caminhar

O caminhar é andar junto, passar pelas mesmas experiências que a pessoa. É um período que você começa a pegar intimidade.

4 – MVP

Significa Mínimo Viável do Produto. É quando você vai fazer seus testes. Depois de colar e andar junto com a pessoa, é hora de se jogar. Você terá as suas experiências e é o momento de praticar o que você modelou.

5 – Honra

Honrar é aceitar a pessoa do jeito que ela é, aplicar e multiplicar o código que você pegou. Significa também não querer mudar a pessoa que você modelou, nem viver idolatrando e nem se achar melhor que ela.

6 – Equivalência

Depois de pegar os códigos e honrar a pessoa, a equivalência é fazer as coisas com um mesmo objetivo, por uma mesma causa. Só que você começa a usar os códigos do seu jeito. Isso é modelagem. Agora que você aprendeu a fazer, começa a seguir sua própria rota.

7 – Transbordo

É começar um novo ciclo, permitindo que outros o modelem. E que você consiga vão além de você foi naquele aprendizado.

 

E não adianta simplesmente conhecer tudo isso e não aplicar. Quem acessou a riqueza em qualquer uma das eras foi quem governou a si mesmo.

Como você pode usar esse conteúdo para decolar em autogoverno?

 

Até o próximo resumo e TMJADF!

 

Compartilhe agora:

Leia mais

Quer receber mais conteúdos?
Cadastre-se e receba antes de todo mundo!

Mais de 5 milhões de pessoas assistem os vídeos e acompanham os conteúdos de Pablo Marçal nas redes sociais todos os meses, ele se consolidou como uma autoridade na internet.

Pablo Marçal 2023 | Todos os direitos reservados