VOCÊ É FELIZ?

Aprenda como uma pergunta simples pode ser tão reveladora Leia este artigo para aprender o que é felicidade E aí General Titi na área mais uma vez agora para saber....

Aprenda como uma pergunta simples pode ser tão reveladora.

 

Leia este artigo para aprender o que é felicidade!

E aí, General! Titi na área mais uma vez, agora para saber algo: você é feliz? Espere, não responda ainda! Deixe para mentir daqui a pouco. Vou fazer um teste com você neste artigo. “Pablo, você está me chamando de mentiroso?”. Calma, eu vou te explicar. Isso está relacionado a algo que está dentro da sua cabeça. Este artigo te fará entender mais sobre a verdadeira felicidade.

 

Hora do teste com o Titi

 

Vou te fazer duas perguntas e quero a resposta “na lata”. Você é feliz? Provavelmente respondeu  sim. Tudo bem! Agora eu te pergunto: O que te faz feliz? Essa pergunta parece mais profunda e revela mais sobre você. Qual foi sua resposta? Talvez tenha dito: “minha família”, “meu trabalho ou profissão”, “ajudar as pessoas”, “o meu propósito de vida.” Tudo isso é muito bonito e nobre!

Agora imagine:sua família te abandonando? sendo demitido ou se sua profissão deixar de existir? E se ninguém mais quiser ou precisar da sua ajuda? E se perder seu propósito? O que sobrou? “Pablo, você está me assustando!” Fique comigo até o final que o Titi vai explicar.

Entenda uma coisa: seu cérebro é programado para mentir, contar histórias. Tudo para não se expor e não ser confrontado por outras pessoas. Anota esse código sobre seu cérebro! Em perguntas como essa, “Você é feliz?”, ele vai mentir, dizendo sim, porque é mais rápido, gasta pouca energia. Se imagine dizendo “não sou feliz!!” e tendo que se explicar?! Você não é um mentiroso, é uma forma de seu cérebro economizar energia.

 

É mais fácil ler uma pessoa que um livro.

 

Para você que respondeu “sim” à pergunta: se estivesse na sua frente, eu perceberia se fosse mentira. “Como você faz isso, Pablo?” Estude sobre linguagem corporal, leia o livro “O corpo fala”1.  

Em uma das minhas palestras, fiz a pergunta para uma pessoa. Ela tremeu os ombros e respondeu um tímido “sim”. Apenas pelo tom de voz daria para perceber que ela estava mentindo, fugindo de treta. Então, eu perguntei: “o que te faz feliz?” Com os movimentos dos olhos, para cima e para os lados, e os micro-movimentos de seu rosto, foi como se ela tivesse dito: “onde está minha a felicidade?!” Caso você tenha se identificado com essa história, provavelmente nem sabe o que é felicidade. Se eu estivesse com você e fizesse mais perguntas sobre isso, talvez sua reação seria chorar. Não sou insensível, mas o processo de buscar a verdade pode ser doloroso.

 

Onde está sua felicidade?

 

Se a felicidade que você procura está em pessoas ou coisas, existe um problema sério. Em perguntas fechadas, de sim ou não, a mentira é quase automática. Quando a pergunta é aberta (“o que te faz feliz?”), o cérebro busca a resposta e, caso não encontre, ele fica perdido e o corpo mostra isso. Para não passar vergonha, ele entrega uma resposta bonitinha, para agradar os outros e evitar treta.

 As pessoas são alienadas a colocar os outros em primeiro lugar. Até usam um versículo para justificar isso: “ame o próximo como a ti mesmo” (Mateus 22:39). Mas perceba que a referência para amar o outro é você! Se seu amor é maior pelo outro, você não está fazendo o que Jesus te pediu.

 

O que sobrou de você?

 

Quando você não conhece a verdadeira felicidade, acha que ela depende de estados emocionais transitórios: estar bem com as pessoas, ter um carro, uma casa, ter um bom emprego. Se algo ruim acontece com você, parece que sua vida perdeu o sentido.

Lembra das perguntas que eu fiz anteriormente? O que sobra de uma pessoa se tirarem o que a faz feliz? A identidade! Entenda de uma vez, onde está a felicidade: você é imagem e semelhança do Criador! Foi feito de um ser que é feliz e que não há tristeza “nEle”. A verdadeira felicidade está na sua identidade! A sua felicidade depende somente de quem você é!

Pablo, então por que eu fico infeliz?” Por desobediência! Quando você não aceita quem você é, está negando o que Ele diz a seu respeito, fica magoado com os outros, esperando que as pessoas te aprovarem! Viver infeliz é jogar uma vida inteira no lixo procurando nos outros o que já está dentro de você!

 

O código da felicidade

 

Por isso, eu instalei um drive mental: a felicidade é permanente e a infelicidade é transitória. É um comando para cortar qualquer outro estado emocional que te afasta da felicidade. Alegria e tristeza são estados emocionais e nenhuma situação vai definir ou mudar quem você é!

Uma pessoa feliz e plena, que conhece sua identidade, incomoda os outros. Quando eu explico esse drive nos meus cursos presenciais, muita gente fica com raiva porque não experimenta essa felicidade. Até minha esposa, no início do casamento, não acreditava que era possível ser feliz o tempo todo. É óbvio que você vai passar por situações e momentos que vão mudar seu estado emocional, alegre ou triste. Mas esses momentos não mudam quem você é, nem sua felicidade.

Pablo, como eu faço para instalar esse drive?” É simples! Troque a experiência em sua mente e passe a experimentar a felicidade. Ative sua identidade lendo Gênesis 1:26, conecte-se todos os dias com o Criador e acesse à Fonte de felicidade que está dentro de você! Toda vez que alguma situação quiser tomar o controle do seu estado emocional, acione o código para retomar o comando: a felicidade é permanente, a infelicidade é transitória! Sacou?

Ensine isso para mais duas pessoas, seja feliz e vá cuidar da sua vida! Um abraço do Titi!

Referências

1 – Pierre Weil, Roland Tompakow. O Corpo Fala – A Linguagem Silenciosa da Comunicação Não-Verbal. Ed. Vozes. 74° Ed. 2015

Compartilhe agora:

Leia mais

Quer receber mais conteúdos?
Cadastre-se e receba antes de todo mundo!

Mais de 5 milhões de pessoas assistem os vídeos e acompanham os conteúdos de Pablo Marçal nas redes sociais todos os meses, ele se consolidou como uma autoridade na internet.

Pablo Marçal 2023 | Todos os direitos reservados