A GUERRA DOS SEXOS

O Titi vai te explicar sobre os tipos de homem e mulher como isso afeta seu comportamento e seus relacionamentos Pegue esses códigos e acabe com a Guerra dos Sexos....

O Titi vai te explicar sobre os tipos de homem e mulher, como isso afeta seu comportamento e seus relacionamentos. Pegue esses códigos e acabe com a Guerra dos Sexos.

Categoria: relacionamentos, desenvolvimento humano, comportamento.

E aí, Titi na área! Você já deve ter ouvido falar que neste período de pandemia aumentaram muito o número de brigas entre casais e o registro de divórcios . Muitos casais passaram a conviver mais e vários conflitos apareceram. E você, está vivendo esta situação? Você que está solteiro, o que tem pensado sobre isso? E você, casado, como está seu relacionamento? Neste artigo vou te falar o que é uma das grandes causas de problemas entre casais, um dos motivos de você repudiar relacionamentos ou ter dificuldade em seguir em um.

 

A primeira Família

 

Você deve ter em mente que o homem (entenda homem e mulher) é um ser social e relacional. Há pessoas mais fechadas, outras mais extrovertidas, mas ninguém vive isolado. O relacionamento é um reflexo de sermos feitos imagem e semelhança do Criador, que é três em um (Pai, Espírito Santo e o Filho). Isso nos mostra que Deus ama relacionamento. Deus é a primeira família e Ele te criou para fazer parte dela.

Por esse motivo há um desejo natural em você de relacionar-se e constituir família. Mas os modelos de relacionamento que você observou, seus traumas e bloqueios afetaram seu padrão de família e escondem esse desejo. Quem está casado e sente que sua família não está bem, vai entender onde está um dos problemas que te impedem de viver o que Deus projetou para você.

Deus criou homem e mulher, que são claramente diferentes um do outro. Cada um tem sua função na família, assim como cada ser da Trindade tem seu papel. A família original tem um projeto básico, mas o engano do mundo e as crises emocionais individuais alteram a personalidade e os papéis de cada um para destruir esse projeto de Deus na Terra.

Quanto ao comportamento, existem três tipos de homens (viril, emasculado e efeminado) e três tipos de mulheres (feminina, masculinizada e viril). Esses tipos não tem relação com opção sexual, mas com a forma de agirem em um relacionamento ou diante de algumas situações.

 

Os tipos de homem

 

O homem viril é o homem que “come quina de parede”. Ele dá a vida por sua esposa e filhos, lidera a sua família e a sua casa. É o homem que cuida da família e é provedor.

O homem emasculado idolatra a mãe e repudia a esposa. Não lidera sobre sua casa e transfere, inconscientemente, esse papel para sua esposa.

O homem efeminado é aquele que tem trejeitos femininos, geralmente por ter mais convívio com mulheres ou por falta de uma referência masculina.

 

Os tipos de mulher

 

A mulher feminina é a mulher que cuida da família e da casa com o marido, se permite ser cuidada e protegida pelo homem, sem querer exercer governo acima do homem.

A mulher masculinizada tem trejeitos de homem, normalmente por maior convivência com mulheres viris ou homens.

A mulher viril é a que governa a família. Quer controlar a vida do marido e dos filhos e submete o homem ao seu comando.

 

Homem x Mulher

 

As mulheres não são melhores que os homens. Nem os homens melhores que as mulheres. Deus os fez diferentes, cada um para exercer um papel na família. Os homens, de maneira geral, possuem maior força física que as mulheres. As mulheres têm o crânio menor que o homem, são mais dinâmicas e inteligentes.

O homem deve ser confiante e passar segurança para sua mulher. A mulher deve se sentir segura e confiar na direção do homem. A falta de confiança no homem vai deturpar qualquer um dos perfis. O homem viril inseguro fica insensível e até violento, quer governar a casa com base na autoridade apenas. É o machista.

O emasculado é inseguro e não inspira confiança na mulher. As mulheres viris se sentem atraídas por homens deste tipo pois conseguem exercer controle na relação. A mulher que se sente insegura, aprende a se proteger e passa a ter comportamento masculinizado ou viril. Em muitos lares as meninas são ensinadas desde cedo a não dependerem de marido e agirem por conta própria.

 

Disputa de Governo

 

A cada geração aumenta o número de homens omissos e de mulheres viris. O desenho “Os Simpsons” é um estereótipo disso que estou falando. Você pode estar se perguntando qual é o problema e se estou dizendo que as mulheres não são capazes. Não é nada disso. Quando há disputa por governo dentro do lar, as estruturas de uma das coisas mais importantes que Deus fez, a família, podem ruir.

Quando o homem não assume sua posição, deixa de usar sua capacidade física de lutar e morrer pela família. A mulher, mais frágil fisicamente, assume isso e gasta mais energia para tomar um papel que não é seu. A mulher o faz, mas fica esgotada e isso desestrutura o lar e a ordem que Deus estabeleceu.

Por esse motivo, no casamento entre um homem emasculado e a mulher viril, muitas vezes, a mulher se sente “mãe” do marido, e exerce uma função que não é a sua. O homem não estabelece seu papel de provedor e protetor, deixando sobrecarregada a alma da mulher. Nesses casos, ambos estão fora de seus papéis no casamento.

Não estou dizendo que a mulher é inferior e deve ser tola e aceitar tudo no casamento. A mulher é capaz de ter suas próprias conquistas e sua independência. Isso deve ser usado para o bem e o crescimento da família, não para mostrar superioridade ao marido.

 

Como salvar o casamento?

 

Grande parte dos desvios de comportamento vem de problemas vivenciados no relacionamentos dos pais ou responsáveis, que são nossa maior referência. Essa bagunça em sua cabeça te impede de viver o melhor do seu casamento.

Quer salvar seu casamento? Seguem alguns passos do Titi para você resgatar seu maior bem: sua família.

O primeiro passo para restituir seu casamento ou se abrir para relacionamentos é curar as mágoas e traumas na relação com seus pais. Honre seu pai e sua mãe. Honrar não é fazer tudo o que eles mandam e sim amá-los e aceitá-los como são.

Em seguida, deixe de depender dos seus pais. Tanto emocionalmente quanto financeiramente. Guarde os princípios e bons ensinamentos deles e vá cuidar da sua vida. Enquanto você estiver na posição de filho, vai comer das migalhas que caem da mesa dos seus pais. A Palavra diz “deixará o homem pai e mãe, se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne”.

Conecte-se com o Criador, ative sua identidade e assuma seu papel no relacionamento. O homem deve modelar Jesus, o modelo de homem viril. A mulher deve usar da sua sabedoria para ajudar o homem no governo da família (“a mulher sábia edifica o lar” Pv 14:1). Faça com que sua família prospere na Terra e seja referência para estruturar mais famílias.

Tamo junto até depois do fim, um abraço do Titi!

Compartilhe agora:

Leia mais

Quer receber mais conteúdos?
Cadastre-se e receba antes de todo mundo!

Mais de 5 milhões de pessoas assistem os vídeos e acompanham os conteúdos de Pablo Marçal nas redes sociais todos os meses, ele se consolidou como uma autoridade na internet.

Pablo Marçal 2023 | Todos os direitos reservados