Conecte-se com o cérebro das pessoas ativando os gatilhos emocionais.
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E aí, Titi chegando com mais um artigo para te ajudar a destravar no digital.
Sabia que, para vender, você precisa ativar determinadas áreas no cérebro da pessoa?
Existem no cérebro de qualquer ser humano o que os cientistas chamam de gatilhos emocionais. Vou te ensinar cinco dos gatilhos mais poderosos para você se conectar melhor com as pessoas e para ajudar em suas vendas.
Nada mais que a verdade
Já viu naquelas feiras, quando um feirante fica gritando “Olha a verdura. Vai acabar!” mas você vê a banca cheia? Ele está querendo acionar um gatilho nas pessoas. Mas isso não funciona porque as pessoas conseguem ver que não é verdade.
Para funcionar, os gatilhos emocionais devem ser usados com verdade. Os gatilhos não são usados para manipular ou forçar a pessoa a comprar. Eles devem ser usados para ajudar a pessoa a tomar uma decisão.
A palavra decidir tem a mesma raiz das palavras “homicídio” (matar uma pessoa) e “suicídio” (matar-se). Decidir significa “matar uma opção” e nosso cérebro não quer fazer isso, pois gasta muita energia.
É por isso que se deve usar os gatilhos para ajudar a pessoa tomar uma decisão.
Os cinco gatilhos mais poderosos
Você deve se lembrar que relacionamento vem antes de negócios, antes de vendas (leia o artigo Todo Mundo é Vendedor). E se você não usar esses gatilhos, você vai gastar muita energia e seus resultados vão demorar mais a aparecerem.
Para destravar no digital e monetizar usando a internet, você vai precisar aprender a usar bem esses cinco gatilhos:
- Autoridade
- Escassez
- Aprovação Social
- Simpatia
- Reciprocidade
Se liga nas dicas do edTiti para aprender a usar cada um desses gatilhos.
Aquilo que deve ser construido
Autoridade é um poder que se constrói com uma história de resultados. Você é autoridade em algum assunto quando fez algo, repetiu algumas vezes e isso gerou transformação na vida de outras pessoas.
Por isso, fale de coisas que você tem resultado, que veio de uma experiência sua e que pode transformar a vida de alguém. Pode ser algo simples, mas que seja verdadeiro.
A Autoridade, além dos resultados, é medida com influência e reverb. O resultado vem em primeiro lugar. A influência é o acesso e a fluidez que você tem por casa desses resultados. É conectar-se com novas pessoas, para ter novos resultados e fazer com que elas espalhem esses resultados.
Reverb é ter pessoas em certas bolhas falando de você. Se você for bom naquilo que faz, o reverb das suas ações ou do seu nome pode durar semanas ou meses.
Ainda não tem resultado naquilo que você faz? Lasque o bambu: vá para a ação, comece a testar e faça o regaço para conseguir seus primeiros resultados. “Por que Pablo?” Porque o resultado cura e vai fazer com que você transborde na vida de outras pessoas.
Algo ruim que se torna bom
O segundo gatilho é o da escassez. Deixe as pessoas se sentirem importantes ao fazerem parte do que você está oferecendo. É dizer que seu produto ou serviço é para poucos.
A escassez** como bloqueio cerebral é algo ruim. O escasso fica pensando que seu dinheiro dela vai, por isso não pode gastar ou tem que comprar tudo o mais barato possível. Mas a escassez como gatilho cerebral diz para ela que aquela oportunidade vai acabar logo, por isso deve tomar uma decisão.
Você trabalha a escassez para ativar algo no cérebro, pois as pessoas não querem ficar de fora das coisas. Trabalhe esse gatilho emocional para fazer as pessoas se sentirem importantes por estarem dentro do seu movimento.
Se você colocar um limite de acesso ao seu produto, serviço, ou determinar uma data para encerrar as vendas, não volte atrás, pois isso faz parte da escassez. Se não fizer, vai ser como o exemplo do feirante que eu falei. Para o gatilho funcionar, cumpra com o que você disse.
Encabulados com você
O terceiro gatilho é o da aprovação social. São pessoas que vão te validar para outras. Elas vão te aprovar quando forem transformadas pelos seus resultados. Faça as pessoas ficarem chocadas e encabuladas com você.
Você alcança aprovação social quando se torna um líder. Na verdade, você é um líder, talvez só não esteja exercendo sua liderança ainda. Se você estiver perguntando como fazer isso, eu te respondo: caia para dentro e comece a fazer algo. Descubra em que área você pode liderar com os seus resultados. As pessoas preferem ouvir aquelas que já são líderes.
Quando você é bom no que faz, mas poucas pessoas sabem, você deve se conectar com os líderes e buscar sua aprovação social. Por isso muita gente quer fazer amizade com pessoas famosas, pois elas ditam tendências. Quando você está perto dessas pessoas, você consegue gerar uma aprovação social que é maximizada, multiplicada.
Talvez você tenha me conhecido porque alguém falou de mim ou dos meus resultados. Quando alguém faz você ser visto por mais gente ou por um grupo, isso gera aprovação social e maximiza quem você é.
Sorria com os olhos
O quarto gatilho não precisa explicar muito. É o gatilho da simpatia. Para ser alguém simpático, sorria com os olhos. Tenha um olhar de quem quer ajudar. Basta lembrar de Jesus que, por onde passava, as pessoas queriam chegar perto e tocar nas vestes dele.
Ser simpático também significa atrair as pessoas, ser irresistível. Sua boca pode até estar fechada, mas seu olhar é convidativo. As pessoas devem ver em você algo de alto valor.
Você pode ser simpático em uma ligação, em um vídeo e ao vivo. É um gatilho simples, que já está dentro de você, basta ativar para usar.
Quase impossível de pagar
O quinto gatilho, o que eu acho mais poderoso, é o da reciprocidade. Se você ativa a reciprocidade em uma pessoa, ela se sente na obrigação de te retribuir.
Reciprocidade é fazer um favor imerecido ou espontâneo para alguém. Quando você faz isso, ela pode fazer dez ações iguais para te pagar, mas o cérebro dela ainda vai se sentir devedor. Fazer algo que gera resultado e transformação na vida de uma pessoa sem exigir algo em troca, você aciona a reciprocidade.
Na internet, gere transformação na vida das pessoas com seu conteúdo. Fazendo isso com autoridade e com simpatia, você tem grande chance de ativar a reciprocidade em sua audiência.
Aprendeu tudo sobre os gatilhos? Que tal começar a usar agora cada um deles?
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**Para saber mais sobre escassez e outros bloqueios emocionais, leia o artigo BLOQUEIOS EMOCIONAIS