Não tem como prosperar no digital sem entender sobre liberdade. Prepare-se para pegar códigos poderosos nesse resumo.
Tempo de leitura estimado: 08min52s
E aí,Titi na área! Bora para mais um resumo do Reality Show mais digital da internet? Venha pegar os códigos da Liberdade!
Atividades do dia
Os participantes tiveram uma palestra sobre copywriting com o mentor Gilberto Augusto e aprenderam sobre usar a linguagem para decifrar o pensamento das pessoas e falar como elas gostam de ouvir.
Eles continuaram o aprendizado sobre o e-commerce acompanhando a criação dos produtos da marcenaria do resort, com o mentor Eliedson Jardim. Eles viram como é simples criar um negócio online e fazer as primeiras vendas.
Veja no episódio como foi a experiência de criar o produto, fotografar, montar o e-commerce, a loja integrada, abrir o carrinho e vender ao vivo.
Os participantes soltaram ainda os códigos do que aprenderam no dia:
- atitude gera oportunidade
- a vida tem várias fases, mas você não é a sua fase
- códigos da copy: prova, escassez, prova social e autoridade
- busque aquilo que você ainda não tem
- meu bloqueio tem intimidade com meu propósito
- o melhor design já está dentro de você
- a principal comunidade é família
- a importância dos ciclos da prosperidade
- prosperidade é o romper da semente
- a importância da comunicação com o cliente e com a equipe
- nós somos o melhor design da criação
As Sete Liberdades
Eu falei sobre as liberdades porque essa mensagem ecoa dentro de mim. O La Casa Digital é uma forma que eu tenho de mostrar que você pode conquistar sua liberdade.
Antes de saber quais são as sete liberdades, você precisa pegar o código do que é a liberdade: não é poder fazer tudo, é não ter que fazer nada.
Viver sem ter problemas não é liberdade. Desejar comprar algo ou ser obrigado a não ter algo, também não é liberdade.
Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Mas as pessoas gostam de escravidão. Você pode achar que estou mentindo, mas é porque o cérebro odeia gastar energia.
Nenhum dos participantes queria ir para a selva, porque lá não tem conforto. Mas a selva representa a verdadeira liberdade.
Seu cérebro não quer ser livre, porque gasta energia. Ele é o carcereiro e quer te manter na prisão porque é mais seguro. Quando você é livre, tem que cuidar da sua vida e isso custa caro.
É muito mais fácil depender da opinião dos outros, do dinheiro e da bênção dos outros. Por que cuidar da própria vida se seu pai, seu pastor, seu líder político podem cuidar por você? Ninguém vai fazer isso porque essas pessoas não estão cuidando nem das próprias vidas.
Quem vive dessa forma está no processo de alienação.
Uma vez que você ouve sobre a verdadeira liberdade, é impossível voltar atrás. Quem nunca ouviu sobre liberdade vai continuar sendo alienado. Quando Paulo disse “sejam meus imitadores como eu sou de Cristo”, ele estava te mostrando como cuidar da própria vida.
Agora que você aprendeu um pouco sobre o assunto, anote aí quais são as Sete Liberdades:
- Liberdade Espiritual
- Liberdade Financeira
- Liberdade Geográfica
- Liberdade de Tempo
- Liberdade Física
- Liberdade na Alma
- Liberdade na Fonte
Liberdade Espiritual
Essa liberdade é algo terrível! E não estou falando de religiosidade e sim de rota, propósito. É sobre o que você vai fazer na vida.
A identidade tem uma essência, um cheiro. Quando você descobre sua identidade e ativa seu propósito, não quer mais abrir mão disso. As pessoas querem bater um perfume para mudar sua identidade, mas isso passa e sua essência volta.
Liberdade Espiritual é acessar a sabedoria e ter intimidade com a Fonte. Muitas pessoas conseguem fluir nessa liberdade, mas tem apenas interação com a Fonte. E isso não tem a ver com igreja ou religiosidade.
Quanto mais sensível uma pessoa é ao mundo espiritual, mais se torna assustadora na Terra. Quando sua alma se conecta com o espírito, e este com as coisas do alto, você não fica em loop, perdido com as coisas da Terra
A Liberdade Espiritual é tão forte que, quando é ativada, você não quer desviar os olhos nem desistir dela.
Liberdade Financeira
Menos de um por cento dos brasileiros consegue alcançar essa liberdade. Essa estatística é de pessoas que trabalham no mercado tradicional.
Eu fiz o La Casa Digital para mostrar que as chances de se alcançar a liberdade financeira são maiores quando se investe no digital.
A Liberdade Financeira é o dinheiro que não precisa de energia humana para render. É quando você tem ativos e renda passiva que bancam o estilo de vida que você tem ou deseja ter.
Liberdade financeira não é o que você ganha, é a quantia que você não coloca as mãos.
É impossível chegar à liberdade financeira sem abrir uma empresa. Eu falei para os participantes que todos devem fazer isso. De preferência, abra um negócio digital.
Falei para eles das cinco fases de uma empresa:
- o dia da abertura
- o break even point
- o pay back
- quando se contrata um CEO
- o dia do legado (a venda).
Para saber o que cada uma significa, veja o trecho do episódio 9 do LCD onde eu explico isso. Eu falo mais sobre as fases da empresa nesse livro aqui.
E como estou falando de Liberdade, sua empresa não pode te prender. Entenda que ela não é sua e não tenha apego por negócios. Por isso, um dos melhores dias da empresa é o dia que você a vende.
Liberdade Geográfica
Essa liberdade significa poder estar em qualquer lugar. O Criador nos fez para sermos como Ele, como vento que sopra onde quer. Quando você entende o que é a liberdade, passa a ser guiado pelo vento. Como tudo na criação se move, não faz sentido você ficar preso a alguma coisa.
Eu falei para os participantes que há muitas pessoas que nunca saíram do Estado, ou até da cidade onde moram. Mas quando você cruza os oceanos, passa a ver que o mundo é pequeno.
Você cresce quando começa a se mover. Mas para crescer, é preciso gerar desconforto.
E, como dizem na minha terra, é o desconforto que faz a pessoa “pular igual cabrito”. Ficar na mesma rotina te faz parar de aprender. Mas as pessoas insistem em ficar na sua empresa, na sua cidade, no mesmo emprego. Isso é terrível!
Não deixe que ninguém tire sua liberdade geográfica. Eu citei o exemplo de uma participante que teve uma crise e quis sair do programa.
Muitos me falaram para conversar com ela. Eu disse não. Porque assim eu tiraria sua liberdade. Além disso, cada um deve pagar o preço pela liberdade que deseja ter.
A importância de se ter liberdade geográfica está ligada à liberdade espiritual. Como o Criador te quer em movimento, não se deixe ficar preso com nada.
Por isso Ele falava para não fazerem templos, mas tendas, porque os prédios podem te prender. Cuidado com os prédios. A liberdade geográfica te permite acompanhar o mover de Deus.
Liberdade de Tempo
Quando você percebe que o tempo é um vapor, vai criar mecanismos para não gastar essa energia. O tempo é limitado e você deve governar sobre ele. Mas não existe gestão do tempo, existe domínio no tempo.
Liberdade de tempo é, por exemplo, não ser impedido de fazer hoje o que você quer por ter uma obrigação no dia seguinte.
Ninguém é capaz de gerir o tempo pois não é possível voltar ou avançar no tempo. Dominar no tempo é governar no único momento possível: o agora.
Existem dois tempos: o chronos e o kairós.
Chronos representa processo e não pode ser burlado. O cjronos está ligado com etapas da vida. Não há como colher sem plantar e esperar o tempo do crescimento.
No tempo kairós não existe processo, só acesso. É o tempo de Deus. É o eterno falando com a eternidade. Nesse tempo, as coisas são acionadas e já funcionam.
Para acessar o kairós, é preciso alinhar sua mente com seu coração. Se o cérebro estiver na jogada, não tem acesso. (Para entender mais sobre mente e cérebro, leia meu artigo As Cinco Vozes).
As três liberdades que faltaram eu deixei para falar no Episódio 10 da LCD!
Ah, e se você está se perguntando se eu falei as liberdades na ordem de importância, a resposta é não. Você precisa descobrir a ordem que faz sentido na sua vida.
Bônus: Códigos extras do nono episódio
- Você é a máquina de significados para seus filhos.
- Drive mental é o primeiro significado que sai da sua boca.
Você não é pai ou mãe, é treinador.
Ser livre custa muito. - Silêncio não é uma porta, é apenas desacelerar o pensamento e ter foco em algo.
- Ficar calado quando se deve falar é como querer acertar um alvo com uma arma sem munição.
- Não se constrói grandes edificações quando a base está errada.
- Aprender coisas pode te tornar livre, mas não aplicar te torna escravo.
- Quem aprende e não usa se torna escravo do que aprendeu.
- Alienadores nunca voltam atrás, nunca estão errados e inventam coisas para manter sua postura.
- Perdão pode ser exercido junto com a disciplina.
- Seus erros podem trazer vergonhas que nunca se apagarão.
- Seja um roteador de energia.
- Tudo precisa seguir para uma fase nova.
- O único que pode te aprisionar te chama de amigo, não de escravo.
- É bom quando a liberdade está acompanhada de elegância e nobreza.
- Liberdade é como cortar o cordão umbilical: dói e fica feio no início, mas fica bonito depois.
- Não procure nos outros a liberdade que só se encontra na Fonte.
- Quem reclama que o dia é curto diz que Deus errou no tempo.
- Quem rouba não crê na provisão de Deus.
- Mais vale uma acabativa que cinco iniciativas.
- Quem reclama não prospera.
Qual foi o código poderoso que você pegou nesse episódio? Fique ligado nos próximos resumos e pegue os códigos para você alcançar a Liberdade usando o Digital!
Tamo Junto Até Depois do Fim, General!
Quer saber mais códigos sobre a rota, o propósito: leia Qual é a sua Rota?