QUAL É A SUA ROTA?

Essa é uma parada que todos querem descobrir! Você também tem dúvida da sua? Revelo para você códigos cabulosos para desmistificar de uma vez esse assunto. Tempo de leitura estimado:....

Essa é uma parada que todos querem descobrir! Você também tem dúvida da sua? Revelo para você códigos cabulosos para desmistificar de uma vez esse assunto.

Tempo de leitura estimado: 5min48s

E aí, Titi na área! Você já encontrou uma rota para sua vida? É uma das coisas que as pessoas mais procuram. Algumas até morrem buscando. Por isso, eu me aprofundei bastante para entender isso e vou deixar aqui os códigos que desvendei sobre o assunto.

 

Um foguete fora de rota

Muitas pessoas pensam que encontrarão sentido para suas vidas quando encontrarem seu propósito. Pensam que propósito é ter sucesso, ser famoso e ganhar dinheiro.

Então muita gente busca isso em suas profissões. Existem pessoas que fizeram faculdade por causa de um teste vocacional. E depois ficam dizendo que “são” aquilo em que se formaram. Então, trabalham até morrer e não encontram sentido para suas vidas.

Propósito não tem nada a ver com profissão. Faculdade foi criada para formar trabalhador, empregado para empresas. Ainda duvida disso? Pesquisa na internet então!

Na faculdade de engenharia, por um acaso, alguém ensina a ter uma empreiteira? Na faculdade de medicina ensinam você como ser o dono de um hospital? Nos cursos de administração, ninguém foi treinado para ser empresário e sim um bom administrador, gerente ou executivo da empresa de alguém. Pode perguntar isso para qualquer um desses profissionais.

Alguns ainda ficam convencidos que serão os profissionais mais concorridos do país. Se você acha que é top receber um alto salário, já pensou em quanto ganha quem paga esse salário?

O que é uma faculdade para te colocar um título e dizer quem você é? Você foi chamado por Deus para viver debaixo desse título e ser funcionário de uma empresa? Isso não faz o mínimo sentido!!

 

Ser X Estar

Essa geração trocou o estar pelo eu sou. “Eu sou” é uma expressão tão poderosa que, quando você entende isso, rola um “putzzz” na sua cabeça. E a mente que se expande não retorna ao seu estágio anterior.

Os judeus não usam falam “Eu Sou” porque esse é o nome do Deus Vivo. Seu significado é atemporal. Quem se forma em medicina diz “eu sou médico”. E se, por algum motivo, seu registro for cassado? E se você fizer sociedade no hospital e não quiser ser mais médico?

A única coisa que não tem jeito é deixar de ser você. A maioria das pessoas deixam de ser elas mesmas para agradar os outros. Entenda que você pode prosperar onde vocês quiserem colocar suas mãos e seus pés.

 

Definindo a rota

Por causa de toda essa confusão, para deixar mais claro, eu agora chamo propósito de rota! Muitas pessoas vivem sonhando e se matam para chegar a algum lugar e, quando chegam, ainda não encontram sentido. Não adianta buscar em outras pessoas ou em coisas aquilo que está dentro de você.

É impossível você definir a sua rota sem ativar sua identidade. Tem uma expressão no hebraico, “Lech Lechá” (lê-se léch lerrá), que significa “saia para ti mesmo”. Foi o que Deus falou para Abraão quando disse para ele sair da sua terra. É o que chamamos hoje de autoconhecimento. É uma das coisas que ensino no Método IP: ativar sua identidade.

Quando alguém vai me entrevistar, perguntam o que eu sou. Sempre respondo que sou a Imagem e Semelhança do Criador. Geralmente, o entrevistador acha que eu não entendi a pergunta e quer saber minha profissão. Então, eu falo: “depende, o que você quer? Escritor, jurista, teólogo, influencer.” Não faz diferença porque isso não sou eu.

Deus mesmo disse que nos fez à imagem e semelhança Dele. Enquanto não descobrir sua essência, sua identidade, você vai ficar perdido quanto à sua rota. Eu costumo dizer que uma forma de ativar a sua identidade é ler, até entender, Gênesis 1:26.

 

Aproveite o percurso

Rota é um caminho que vou seguir para chegar em algum lugar. Se eu quero ir para a África, posso ir de navio, de avião, depois pegar um carro para chegar ao destino. E posso ir direto, fazer conexão em outros países, enfim, há várias formas.

Pense em uma fonte de água que está em uma nascente ou montanha. A água sai do lugar mais alto e vai descendo. Deságua em um córrego, depois em um rio, depois em outro, em vários rios, talvez. Há águas que passam por setenta rios diferentes até chegar no mar.

Essa água leva vida por onde passa, mata a sede das pessoas. E as rotas são cíclicas. Quando essas águas chegam no mar, elas evaporam, viram nuvens de chuva e vão para outro lugar, percorrendo um novo ciclo. O propósito não é chegar no mar, o propósito é o caminho.

 

O grande significado

E aí, pegou o código da rota das águas? Entendeu o que é o propósito? Eu percebi que minha vida está a serviço de outras vidas. Nosso propósito é servir! Não podemos segurar nada. Hoje estamos vivos e, daqui uns anos, somos plantados na terra, viramos adubo para a natureza.

Eu falo uma frase que muitas pessoas não estão preparadas para ouvir: a vida é uma aventura da qual ninguém vai sair vivo dela. Sim, o seu fim é a morte!

Então pare de se apegar a títulos, empresas, prejuízos ou profissão. Na vida temos muitas fases e elas não são o propósito. Tenha seu coração leve para saber qual a sua próxima rota. E se você não estiver transbordando no caminho, tem algo errado.

Quando perceber que tudo que aconteceu na sua via faz sentido na sua rota, você nunca mais vai desistir ou parar. Quem foi muito pobre, vai desbloquear pessoas da escassez; quem foi gago, como eu, será um ótimo orador.

Para cada bloqueio, há um propósito e você pode ter múltiplos propósitos. Seja livre para testar e escolher. Não jogue fora a matéria-prima da sua rota pois elas são instrumento para você servir e destravar muita gente!

 

E aí General, o que você vai fazer agora para entrar e cumprir a sua rota? Quer começar a servir pessoas agora? Explique para três pessoas o que você aprendeu nesse artigo e compartilhe o link do blog com elas! (Pegou o código do transbordo?)

É a tarefa que transforma o conhecimento em sabedoria!

 Um abraço do Titi e até o próximo artigo!

** Siga minhas redes sociais para aprender a usar o digital na sua rota!

Compartilhe agora:

Leia mais

Quer receber mais conteúdos?
Cadastre-se e receba antes de todo mundo!

Mais de 5 milhões de pessoas assistem os vídeos e acompanham os conteúdos de Pablo Marçal nas redes sociais todos os meses, ele se consolidou como uma autoridade na internet.

Pablo Marçal 2023 | Todos os direitos reservados